
Cenário completamente fora do roteiro para o Grêmio. O tricolor recebeu o River, para a segunda partida da semifinal da Copa Libertadores da América 2018. Com a vitória no jogo de ida pelo placar de 1 x 0, o Grêmio necessitava apenas de um empate para se classificar para mais uma final na história da competição, mas o que realmente aconteceu foi uma trágica eliminação, recheada de polêmicas e virada dos hermanos nos instantes finais, em um estádio lotado de gremistas.
Contents
1° Tempo
A equipe do River Plate veio ao Brasil precisando vencer a partida para atingir a classificação. Punido pela Conmebol, o técnico Marcelo Gallardo, viu das tribunas os seus comandados encurralarem o Grêmio na primeira etapa, jogando de forma diferente da partida anterior. No primeiro minuto, Quintero cortou a zaga tricolor com um passe milimétrico que encontrou Borré. O atacante recebeu no bico da pequena área com condições plenas de abrir o placar, mas finalizou para longe do gol gaúcho. Aos nove', após troca de passes na intermediária, os argentinos chegaram em mais uma oportunidade. O veterano Ponzio arriscou de longe, para a boa intervenção de Marcelo Grohe.
Aos 10′, o grêmio esbouçou uma resposta. Após contra ataque rápido, Alisson finalizou sem provocar perigos ao goleiro Armani. O River insistia em chutes de longa distância e mais uma vez assustou. Aos 12 minutos, foi a vez de Palacios arriscar de longe e assustar os gremistas. Os gaúchos sustentavam o resultado e jogavam com o regulamento, mas era os argentinos que buscavam a partida e aos 27, em boa troca de passes, mais uma vez, Palacios, arriscou de fora da área e a bola passou muito perto.
O River martelava, mas quem chegou ao gol foi o Grêmio. Após escanteio cobrado por Alisson, a bola desviou e sobrou limpa para Leonardo, que acertou um lindo chute e abriu o marcador. Na frente do placar, a estratégia de se defender amplificou ainda mais, enquanto o River continuava atacando com perigo.
https://twitter.com/Gremio/status/1057441810166046721
2° Tempo
O comportamento defensivo do Grêmio na primeira etapa incomodou Renato e o tricolor voltou completamente diferente para o segundo tempo, enquanto o River continuava arriscando de fora da área. Aos 16 minutos, Everton recebeu do lado esquerdo, passou facilmente pela marcação e finalizou, o goleiro Armani realizou a defesa. A entrada de Everton soltou o Grêmio, que foi para o ataque. No minuto 19, após nova jogada do Cebolinha, o zagueiro Maidana precisou se jogar na bola e quase fez gol contra.
O tricolor viveu seu momento mais lúcido na partida e não deixou o River atacar, parecia que o segundo gol era questão de tempo, e quase foi. Após passe espetacular de Cícero, Everton teve a oportunidade de fechar o placar, mas de frente para o Goleiro Armani, o gremista finalizou mal e o arqueiro argentino fez a defesa da classificação.
Aos 36 minutos, quando a partida corria para a reta final, o River empatou. Em falta frontal, Pity Martinez encontrou Borré, que empurrou a bola para o fundo das redes, em lance polêmico. O gol foi suficiente para desestabilizar o Grêmio e levantar o aguerrido time argentino.
Três minutos depois do empate, após finalização de Scocco, o árbitro de vídeo entrou em ação. O juiz assinalou um toque de mão de Bressan, marcou o pênalti e expulsou o zagueiro. Pity Martinez marcou e sacramentou a classificação do River Plate para a final da Copa Libertadores da América 2019.
https://twitter.com/CARPoficial/status/1057480962546774017
E Agora?
Com o resultado, o clube argentino assiste de camarote a decisão entre Palmeiras e Boca, para saber quem será o seu adversário. Em seguida, enfrenta o Estudiantes pelo torneio nacional. O Grêmio retoma as atenções para o Campeonato Brasileiro e visita o Atlético-MG no próximo sábado.
Confira os melhores momentos