O ano de 2020 não está sendo fácil, e muito disso por conta do novo coronavírus, que causou pandemia e quarentena de nível global. Dessa maneira, dentre tantos setores afetados, o futebol também precisou ser paralisado. Esta paralisação ocorreu em março e os jogos retornaram de maneira gradativa em julho. Com isso, a revista “The France Football” resolveu cancelar a premiação Bola de Ouro”.  Em contrapartida, o “The Best“, da FIFA, acontecerá. Assim, não somente a mídia especializada como também grande parte dos torcedores estão cotando os nomes de Neymar e Lewandowski para disputar o prêmio… ou estavam.

Nesta quarta (23), a UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) divulgou em seu Twitter a lista dos três candidatos ao prêmio “Jogador do Ano da UEFA 2019/20”: Kevin De BruyneRobert Lewandowski e Manuel Neuer. Esta lista pegou muitos de surpresa, visto que Neymar Jr ficou na 4ª colocação, empatado com Lionel Messi.

Vale ressaltar que as três premiações já citadas, normalmente, têm os mesmos finalistas. Sendo assim, a “pulga atrás da orelha” que fica é: na temporada 19/20, quem foi melhor, Neymar ou Kevin De Bruyne?

https://twitter.com/UEFAcom_pt/status/1308711536559640576?s=20

PSG E NEYMAR 19/20

Garoto Ney, ou adulto Ney, é jogador do PSG na posição de atacante/ponta esquerda. Contudo, desde 2018, com Tomas Tuchel, Neymar, por vezes, acabou realizando a função de um camisa 10 clássico, o famoso “arco e flecha”, jogando centralizado próximo à meia lua, armando e finalizando jogadas.

Assim, difere da posição de um meio-campista de função não somente por jogar mais à frente e marcar menos, mas também por ser a arma secreta do time, que precisa apresentar sua genialidade nos momentos de dificuldade. Vale ressaltar que a dinâmica que ele deu ao time não focou na cadência do meio de campo, mas sim na estruturação ofensiva.

Nesta temporada, o PSG participou das competições “Supercopa da França” (campeão), “Copa da Liga Francesa” (campeão. Com duas assistências de Neymar semifinal), “Copa da França” (campeão, com um placar de 1 x 0Ney fez o gol) e “Ligue 1” (campeão. Neymar fez 13 gols e concedeu 6 assistências decorrer da temporada).

Além disso, o time chegou à final da “Liga dos Campeões” pela primeira vez na história, e Neymar foi fundamental nessa trajetória, uma vez que jogou muito, fez várias jogadas individuais perigosas e distribuiu diversos passes para seus companheiros. Em suma, ele fez o jogo ofensivo do clube fluir, além de acumular três gols e quatro assistências nesta competição.

Dados Neymar Jr 19/20
Dados Neymar Jr 19/20

MANCHESTER CITY E DE BRUYNE 19/20

Kevin De Bruyne joga com a camisa 17 na posição de meio-campista central ou ofensivo, e tem a função de cadenciar o jogo e armar jogadas. Sob o comando de Guardiola, KDB precisa preencher todo espaço na faixa central do campo. É inegável sua qualidade técnica, mas ele não se limita a jogar só com bola nos pés; muito pelo contrário, ele tem grande destaque também quando precisa jogar sem ela.

Dessa maneira, ele pressiona os adversários e cobre grandes espaços de campo sem perder a intensidade. Além disso, faz leituras antecipadas e fecha espaços como um zagueiro. Tudo isso, alinhado à sua ótima transição ofensiva, já que consegue mudar de função de forma rápida e eficaz, faz dele um jogador completo.

Embora o jogador tenha se destacado de maneira individual, seu time, nem tanto. O Manchester City participou das competições “Community Shield” (campeão), “FA Cup” (chegaram na semifinal. De Bruyne jogou somente as quartas de final e a semifinal), “EFL Cup” (campeões) e “Liga dos Campeões” (chegaram até as quartas).

Além disso, na “Premier League” ficaram em segundo lugar, atrás somente do Liverpool, que teve uma temporada de ouro. Vale ressaltar que, nesta competição, foi eleito melhor jogador, sem contar que concedeu 20 assistências e fez 13 gols.

dados KDB 19/20
dados KDB 19/20

EIS A QUESTÃO: NEYMAR OU DE BRUYNE?

De um lado, Neymar focou em ser a engrenagem do ataque, armando, partindo com velocidade, driblando e dando passes perigosos. Além disso, é a arma secreta do time. Do outro lado, De Bruyne foi a engrenagem do meio de campo, cadenciando o ritmo do jogo, fazendo marcação firme e atacando como um gênio quando necessário. Com isso, se mostrou um jogador completo.

Para finalizar, na temporada 19/20, ambos jogadores brilharam individualmente e foram essenciais para as campanhas de seus times, embora KDB tenha uma quantidade superior de partidas, principalmente devido as lesões de Neymar. Contudo, o PSG conquistou mais títulos de expressão e chegou na final da “Liga dos Campeões”, tendo sido fundamental a participação de Ney.

Assim, nesta temporada, Neymar foi superior, não somente pelo jogo individual, mas também pela sua importância para o time, já que é notório que ele se tornou a grande referência dentro de campo.

Foto Destaque: Divulgação/Lucas Augusto/Futebol na Veia

Lucas Augusto
Lucas Augusto
O jornalismo surgiu repentinamente na minha vida. Apesar de sempre ter gostado de escrever, pesquisar e, principalmente, me apresentar em público, confesso que não havia pensado nessa carreira. Contudo, após um período buscando jogar futebol de maneira profissional, me apaixonei ainda mais por esse esporte, o que me fez ter certeza que, jogando ou não, queria fazê-lo presente em minha vida. Assim, e por acreditar me encaixar nas características que um bom jornalista precisa ter, tive certeza que o jornalismo seria minha vida! Atualmente faço faculdade de jornalismo e produzo conteúdos audiovisuais para Youtube e Instagram, nos quais já realizei também entrevistas com atletas e jornalistas. Também tenho personalidade forte, espírito de liderança, gosto de fazer tudo da melhor maneira possível, além de ser focado, disciplinado e amar pesquisar para aprender mais. Acredito que quanto mais conhecimento tivermos, melhor.

Artigos Relacionados