Nesta quinta feira (17), a FIFA realizou a cerimônia onde elegeu os melhores da temporada. Dentre as premiações, Manuel Neuer, Jan Oblak e Alisson disputavam o prêmio de Melhor Goleiro do Mundo. Apesar de o brasileiro ter entrado para a seleção da FIFPro, o alemão venceu como o melhor arqueiro de 2020. Ainda que tenha sido o melhor da posição outras quatro vezes, é a primeira vez que o goleiro do Bayern de Munique vence o Prêmio The Best, que a FIFA criou em 2017.

A TEMPORADA DE NEUER

Manuel Neuer fez uma temporada impecável com o Bayern, conquistando cinco títulos: Bundesliga, Copa da Alemanha, Supercopa da Alemanha, Supercopa da UEFA e Liga dos Campeões. Disputou 51 partidas, e em 22 delas saiu de campo sem sofrer gols. Foi fundamental na conquista do título europeu diante do PSG, com grandes atuações ao longo de toda a competição.

O goleiro do clube bávaro já havia sido eleito o terceiro melhor jogador do mundo, em 2014, ficando atrás de Cristiano RonaldoMessi. Na época, a FIFA ainda realizava a premiação junto com a Revista France Football. Assim, Neuer firma ainda mais seu nome na história. Após receber o troféu, o arqueiro declarou:

“Foi um dos melhores anos da minha carreira, com certeza. Estávamos confiantes, fizemos coisas fantásticas na temporada, principalmente em 2020. Foi especial o que fizemos em Lisboa, foi fantástico para os torcedores.”

ENTRE OS MELHORES

Esta é a quinta vez que Neuer conquista este posto. Assim, se junta a Buffon e Casillas em um seleto grupo de goleiros que ganharam o prêmio em cinco oportunidades. O italiano venceu em 2003, 2004, 2006, 2007 e 2017, provando sua longevidade. Já o espanhol esteve no posto de 2008 a 2012, sendo o único a ter tal sequência. O alemão quase igualou o feito, vencendo de 2013 a 2016 e ficando em segundo no ano seguinte, perdendo justamente para Buffon.

Entretanto, apesar da conquista, Manuel curiosamente não esteve presente na seleção dos melhores do mundo. Em vez disso, Alisson ficou com a vaga. O brasileiro era o detentor do Prêmio The Best de Melhor Goleiro do Mundo. Porém, ficou com 20 pontos na tabela desta edição, e viu o título ficar com Neuer, que fez 28. Oblak, o terceiro colocado, obteve apenas 12 pontos.

Ademais, o Bayern dominou a premiação. Atuais vice líderes da Bundesliga, os bávaros tiveram quatro jogadores na equipe do ano além de melhor goleiro: Alphonso Davies, Thiago Alcântara, Joshua Kimmich e Robert Lewandowski. O atacante polonês levou também o Prêmio de Melhor do Mundo, superando Cristiano Ronaldo e Messi.

Avatar
Murillo Bolhsen
Me chamo Murillo, tenho 20 anos e sou estudante de jornalismo. Decidi que queria juntar as minhas duas paixões: o futebol e o jornalismo, vivendo e convivendo com ambas em todas as ocasiões que eu puder.

Artigos Relacionados