Nati Gutiérrez tornou-se a primeira mulher na história do Málaga CF a treinar a equipe feminina. Ela é uma ex-jogadora azul e branca e sempre se caracterizou por sua determinação em defender e aprimorar o profissionalismo do futebol feminino no clube. Além de ser bem conhecida no time por ter feito parte da equipe vitoriosa do Atlético Málaga em 1998. Gutiérrez atuou como assistente do ex-técnico José Herrera durante a última temporada. Além disso, ela se concentrou fortemente no desenvolvimento de jogadoras mais jovens.

Mas agora, Nati assume a equipe com um novo projeto para o futuro do clube. Em entrevista ao site oficial do Málaga, a técnica disse que a sua ideia é Malagueñizar a equipe. Isso porque, segundo Nati, além de fortalecer talentos locais, o clube quer fortalecer nas atletas de fora a identificação com a cidade.

“Temos jogadoras que não são de Málaga, mas que se sentem totalmente malaguistas e querem continuar aqui. Há um compromisso e uma responsabilidade e todos aqueles que têm talento aqui terão uma oportunidade”, disse.

 Os desafios da temporada 2020/21

A nova treinadora não terá vida fácil ao assumir a equipe. Isso, porque sua primeira tarefa é reorganizar a equipe e construir uma base nova. Afinal, o clube teve muitas mudanças nesta janela de transferências. A zagueira Postigo saiu depois de seis anos jogando no clube, além disso, a meia Pamela se mudou para o Granada. E, segundo a imprensa espanhola, mais jogadoras devem deixar a equipe. Por isso, são esperadas contratações e renovações na equipe. Assim, Gutiérrez terá um projeto interessante antes do retorno do futebol feminino na próxima temporada.

Nati Gutiérrez: uma lenda de Málaga

Não é apenas a sua própria carreira como atleta que destaca Gutiérrez no futebol feminino. Mas também seu trabalho atual, fora das quatro linhas do campo. Isso porque, a nova técnica da equipe espanhola é a primeira Malagueña a obter o título nacional do UEFA-PRO. Esta é a mais alta creditação em treinamento e permite que ela possa atuar em todos os níveis. Além de ser a segunda treinadora do Málaga Feminino na última temporada, Nati também liderou a equipe juvenil em 18/19.

Seu trabalho levou as jogadoras a serem convocadas para os escalões juvenis da seleção espanhola. Na temporada 2017-18, ela também assumiu o comando da base e participou de vários congressos, como o I Congresso Nacional de Treinadores e Treinadores Físicos e o Congresso Mundial de Treinadores de Futebol, realizado em Sevilha.

Foto destaque: Reprodução /site Málaga CF

Carla Taíssa
Carla Taíssa
Estudante de jornalismo, escritora e fotógrafa freelancer. Futebol, esportes de velocidade, futebol americano e basquete são suas paixões quando não está escrevendo ou viajando. Conheça suas fotos no Instagram @25springs.

Artigos Relacionados