Nacional é campeão da tabela anual, e Juventud cai

- Apesar disso, vitória do Peñarol obriga mais um jogo para definir o campeão do Clausura
Nacional

Na noite desta quinta feira (5), Juventud de las Piedras recebeu o Nacional no estádio Centenário, ou seja, fora de sua casa. Longe do Parque Artigas de Las Piedras, o mandante não conseguiu segurar o melhor time da temporada anual – levando em consideração a pontuação final -. A derrota provocou a queda da primeira divisão do time dos Canarios. Os Tricolores garantiram o 1º lugar na tabela unificada dos torneios uruguaios, com a vitória de 3 x 0, comandada pelo atacante Gonzalo Bergissio.

O camisa 9 fez dois gols. O outro tento da partida foi marcado pelo jovem meio campista Santiago Rodriguez, de 19 anos. O Nacional vinha sendo campeão do torneio Clausura, até que no final do jogo entre Peñarol e Cerro Largo, os Aurinegros conseguiram a vitória, consequentemente, empatando a liderança do Campeonato. Com isso teremos, mais Superclássicos do Uruguai para definir o campeão do torneio, que finaliza a temporada do país celeste e o campeão do ano.

1º TEMPO

A partida começou de forma leve, com ambos os times se estudando e esperando boas oportunidades para atacar. Ademais, o fraco poderio ofensivo da equipe da casa não apresentava perigo ao Nacional, que segurava o jogo para evitar grandes sustos. Contudo, o jogo de posse de bola dos tricolores não funcionou durante toda a primeira etapa, tendo poucas oportunidades para abrir o placar do jogo.

Por meio do camisa 10, Pablo Barrientos, e do camisa 9, Gonzalo Bergissio, as jogadas de ataque eram criadas. A melhor oportunidade partiu dos pés do primeiro, que após lançamento, viu o segundo dominar e deixar para Matías Zunino. Logo que recebeu, o meia direita aplicou um chute, que de fato, passou muito próximo da meta defendida por Rodrigo Rodriguez. Devido a boa proteção defensiva da equipe do Juventud, o primeiro tempo terminou em 0 x 0.

2º TEMPO

Após o intervalo, o panorama do jogo foi completamente distinto do primeiro, uma vez que, logo no começo já se via um outro estilo no time visitante, que precisava do resultado para ser campeão da tabela anual. Logo aos 3′, após escanteio cobrado pela direita, a bola encontrou o defensor Guzmán Corujo. O jogador foi derrubado na área por Juan Bogado. Como resultado disso, o juiz da partida marcou o pênalti. Bergissio, não tomou conhecimento da importância da jogada, pegou a bola e bateu, abrindo, assim, o caminho para a vitória do clube tricolor.

Com 1 x 0 no marcador, o Rey de Copas ganhou o domínio completo da partida. Apesar disso, uma jogada de contra-ataque, melhor aproveitada pela equipe do Juventud poderia complicar a situação do clube. Porem, isso não ocorreu. Aos 36′, aconteceu o segundo gol do clube. Com boa jogada de Gonzalo Castro e Felipe Carballo, a bola foi alçada na área e encontrou Santiago Rodríguez, que balançou as redes. Ainda deu tempo para mais um gol do Nacional e de seu camisa 9, Bergissio. O atacante, logo após receber o passe de Rodríguez, chutou cruzado para fazer a festa da torcida tricolor e colocar ponto final no jogo.

E AGORA?

Depois de uma rodada final emocionante, o Nacional enfrentará o Peñarol para definir o campeão do Torneio Clausura. Em caso de vitória do Decano, terá uma semifinal entre os dois clubes novamente. Em caso de vitória tricolor em mais um jogo, o Nacional se torna o campeão Uruguaio de 2019. Por outro lado, em caso de vitória dos Carboneros, os dois clubes jogam diretamente a finalíssima do torneio. Em suma, teremos uma sequência de duelos entre os maiores times do país. Já o Juventud foi rebaixado no torneio, amargando ainda a última colocação da tabela anual. O Juve jogará a segunda divisão, torneio no qual foi campeão em 1999.

Foto destaque: FocoUy /Dante Fernández

Yuri Murta

Sobre Yuri Murta

Yuri Lima Murta já escreveu 121 posts nesse site..

Estudante de jornalismo e geografia, apaixonado por futebol e por tudo que o cerca. Isso define quem é Yuri Lima Murta. O amor pelo esporte vem desde pequeno e o gosto por relacionar ele com outros temas vem desde o colégio, não atoa a minha monografia na faculdade de Geografia tem como tema a “Chapecoense e a cidade de Chapecó: Como o clube reflete a cidade”

BetWarrior


Yuri Murta
Yuri Murta
Estudante de jornalismo e geografia, apaixonado por futebol e por tudo que o cerca. Isso define quem é Yuri Lima Murta. O amor pelo esporte vem desde pequeno e o gosto por relacionar ele com outros temas vem desde o colégio, não atoa a minha monografia na faculdade de Geografia tem como tema a “Chapecoense e a cidade de Chapecó: Como o clube reflete a cidade”

    Artigos Relacionados

    Topo