Xu Yunlong, Muralha da China e do Beijing Guoan

Xu Yunlong (41) é um exemplo de que dedicação e amor ao clube rendem individual e coletivamente. Isso porque, das inúmeras conquistas, participou até mesmo da Copa do Mundo de 2002. Aliás, marcar Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e Kaká não era para qualquer um. Logo, se entende que a carreira longeva o credita como ídolo nacional e no Beijing Guoan. Assim, não é nenhum exagero chamá-lo de Muralha da China e do Beijing Guoan .

CARREIRA NACIONAL

A caminhada de Yunlong começou desde cedo, já que defendeu os juniores do Beijing ainda que com 14 anos. Desse modo se manteve até 1999, quando tinha entre 18 e 19 anos. A partir daí, estreou pela equipe profissional, onde continuou por 18 anos, até se aposentar. O defensor jogou como lateral direito, ala e até mesmo atacante e ganhou a idolatria dos torcedores pelo amor ao clube. Assim sendo, era de se esperar que ele se tornasse líder e ganhasse a faixa de capitão em 2002. Foi somente em 2006 que ele passou a jogar como zagueiro. Além disso, em 2011 atingiu 300 jogos nas ligas profissionais da China e 200 pela Liga Chinesa.

CARREIRA INTERNACIONAL

A estreia da Muralha da China e do Beijing foi em 2000. Com 21 anos, o defensor participou da derrota da seleção contra a Iugoslávia por 2 x 0. Naquele ano, a equipe alcançou a quarta posição na Copa da Ásia. Porém, seu primeiro gol saiu no ano seguinte, em um confronto contra as Maldivas, que acabou em 10 x 1 para os chineses. A partir daí Yunlong teve uma lesão que o tirou de grande parte das eliminatórias para Copa do Mundo de 2002. Mas, com muita luta, foi convocado e disputou os três jogos da fase de grupos. Em resumo, foram oito anos de convocações e boas atuações.

NÚMEROS E TÍTULOS

Atualmente com 41 anos, Yunlong soma diversas conquistas coletivas e individuais. Ao todo, disputou 487 jogos na carreira. Dentre eles, 415 foram pelo Beijing Guoan, onde marcou 28 gols. Já pela seleção o atleta tem 72 partidas e sete bolas na rede. Aliás, ele ainda está entre os 10 jogadores que mais jogaram nas ligas profissionais chinesas, com 301 aparições. Inclusive, venceu uma Liga Nacional em 2009, uma CFA e uma Super CFA (equivalentes a uma Copa do Brasil e um duelo entre campeão da Libertadores e Copa do Brasil), ambos em 2003. Internacionalmente levou uma Copa do Leste Asiático em 2005. Contudo, seu desempenho individual era de se invejar. Contando, ele levou o sete prêmios na seleção do ano em 2003, 2006, 2007, 2009, 2013, 2014 e 2015.

CURIOSIDADE

Você pode estar se perguntando: se ele pode até mesmo ser chamado de Muralha da China e do Beijing Guoan, o que teria de curioso sobre ele? Em 2013 o ex-jogador participou de uma produção de drama exibida na TV chinesa. Sim, Xu Yunlong foi um personagem secundário na série Wonder Lady 2 de seis episódios. Assim, o defensor contracenou ao lado de Yu Sha Sha, atriz renomada no país e que já fez de tudo um pouco nas telinhas.

 

Glauber Nathan
Meu nome é Glauber Nathan, tenho 20 anos e sou estudante de jornalismo. O futebol entrou cedo na minha vida, e de lá para cá, respiro o esporte. Apesar de ser um fã assíduo do rádio, não perco a oportunidade de acompanhar qualquer jogo, independente do campeonato, divisão ou país. Entendo que o mais importante é entender e fazer os outros compreenderem a emoção do espetáculo chamado futebol.

Artigos Relacionados