A coluna Papo Azteca dessa semana vem contar sobre a história da disputa entre Monterrey x Tigres, o clássico regiomontano, conhecido por ser umas das maiores rivalidades do futebol mexicano e sendo um dos jogos mais apaixonantes da Liga MX.

A HISTÓRIA DO CLÁSSICO

Desde já essa é a segunda maior rivalidade do México, depois de Chivas x América, o confronto entre Monterrey x Tigres lotam os estádios frequentemente. Os dois times são da capital e maior estado do país mexicano, Monterrey. Logo que o primeiro clássico foi disputado em 13 de julho de 1974, tendo como resultado um empate em 3 x 3.

Alimentando a rivalidade com duelos importantes nos últimos anos. Assim, os times dos Rayados e os Felinos, possuem características similares ao terem um ótimo aporte financeiro e torcidas numerosas, dominando assim o Campeonato Mexicano.

Em relação ao histórico de jogos entre Monterrey e Tigres, eles já se enfrentaram 46 vezes desde a Apertura mexicana de 2004 até os dias atuais. De tal sorte as equipes possuem bons resultados, sendo 15 vitórias para os Rayados e 16 para os Felinos, além de 15 empates.

MAIORES CONFRONTOS

O clássico regiomontano já acumula grandes confrontos ao longo do futebol mexicano. E um deles foi à decisão da Apertura de 2017, quando o Tigres silenciou um estádio lotado ao vencer fora de casa, seu rival por 2 x 1, conquistando assim o título da Liga.

https://twitter.com/TigresOficial/status/939725007420252160

Por sua vez, o Monterrey possui o prestígio ao ser tricampeão continental desta década. O time dos Rayados conquistou por três vezes seguidas em 2011, 2012 e 2013 a Liga dos Campeões da CONCACAF. Já na última ocasião disputada em 2013, o time venceu o Santos Laguna por 4 x 2 no jogo de volta. Assim, com o triunfo eles foram o primeiro time à garantir uma vaga no Mundial de Clubes da Fifa Time.

https://twitter.com/Rayados/status/939657654355492864

JOGADORES DESTAQUE

Em relação aos grandes nomes do futebol, as equipes da capital mexicana têm os seus representantes. Pelos Rayados o destaque inicial é o atacante Humberto Suazo, o chileno que atuando pelo time contabiliza 121 gols, além de participar da conquista da CONCACAF no ano de 2011.

Além do mais, o Monterrey também tem a credibilidade de um ex-jogador, que brilhou principalmente com técnico. Mais conhecido como El Turco, Antonio Mohamed atuou cerca de dois anos como jogador. Enfim, sua colaboração como técnico atualmente, levou o mesmo a sua consagração ao conquistar o campeonato de futebol mexicano ano passado.

Ao passo que pelo rival, temos nomes brasileiros que forma importante na conquista do último título em 2017. Um deles é o volante Rafael Carioca, ainda atuando pelo Tigres, ele foi a peça chave, quando deu assistência para o gol de virada feito por Francisco Meza, consagrando a equipe dos Felinos campeã naquele ano.

Reprodução/Instagram

HISTÓRICO RECENTE DO CLÁSSICO

Contudo, todo bom clássico possui um jogo que fica marcado na memória do torcedores e nas manchetes de sites e jornais. Como também no futebol mexicano não seria diferente, além de que à rivalidade entre Monterrey e Tigres é umas das mais contagiantes e acirradas do país.

O embate mais recente disputado entre os times foi à Liga dos Campeões da Concacaf onde à exatamente um ano, no dia 01 de maio de 2019 os Rayados foram campeões ao empatar em 1 x 1 com o seu rival, em jogo.

Monterrey conquista o tetra na Concachampions
Monterrey conquista o tetra na Concachampions (Reprodução/Twitter

Foto Destaque: Twitter

Bruna Santos
Dados para Login: Biografia ( Bruna Santos, baiana, Jornalista e apaixonada por jogar e escrever sobre futebol. Uma mulher determinada que também busca através do fotojornalismo o lugar de reconhecimento. Comunicativa, alegre e perseverante, sigo na caminhada de fazer à diferença por onde passar.

Artigos Relacionados