Nomes como Tony Meola e Nick Rimando estão entre os melhores goleiros que o campeonato Majer League Soccer(MLS) já teve.

A coluna Desbravando o Tio Sam dessa semana traz os maiores goleiros da Major League Soccer (MLS), o principal campeonato de futebol dos Estados Unidos. Com quase 25 anos de história, a MLS já presenciou goleiros com habilidades extraordinárias em campo. Os nomes mais falados são dos goleiros: Tony Meola, Nick Rimando, Luis Robles, Tim Howard e Brad Guzan.

Tony Meola

A principio, Antônio Michael Meola foi um dos primeiros a fazer história no campeonato. Ele jogou entre 1996-1998 na MLS pelo Metrostars (atualmente New York Red Bulls). Foi considerado um dos melhores goleiros da liga, tendo um recorde de ter sofrido apenas 16 gols em uma temporada. Posteriormente, após transferência ao Kansas City Wizard (Sporting Kansas City), Tony foi campeão da MLS  Cup no ano 2000, com direito ao prêmio MVP nesse ano. Meola pendurou as luvas em 2009, se tornando treinador de futebol na temporada 2015-2016 para comandar o Jacksonville Armada, clube da NASL (como se fosse a segunda divisão nacional). Entretanto, foi demitido após 18 partidas, vencendo em apenas duas oportunidades. O ex-arqueiro não voltou ao comando de nenhuma equipe.

                    Foto:Reprodução/UOL

Nick Rimando

Começando a carreira no extinto Miami Fusion e tendo uma passagem de quatro anos no DC United, Nick Rimando se consagrou mesmo no Real Salt Lake. Sendo considerado um dos melhores goleiros da historia da Major League Soccer, o arqueiro vestiu a  camisa do Real por 419 jogos, não sofrendo gols em 113 partidas. Nick é conhecido por ter uma facilidade em pegar pênaltis e fazer defesas no geral. Como por exemplo em 2009, decidindo a disputa de penalidades contra o LA Galaxy dando o título ao time da cidade de Salt Lake. Além disso, o goleiro conquistou com a Seleção dos Estados Unidos a Copa Ouro em 2013.

                 Foto:Reprodução/OGOL

Luis Robles

Nascido em Fort Huachuca nos EUA, Luís Isaác Robles Mejía foi um dos goleiros mais constantes da MLS, sendo um dos únicos da lista ainda em atividade. Robles foi para Europa muito cedo, atuando em equipe pequenas da Alemanha. Eis que em 2012 o arqueiro volta aos Estados Unidos. O ano de destaque é em 2015 jogando pelo New York Red Bulls ganhou o prêmio de melhor goleiro do campeonato. Em 2020, após grande passagem pelos Bulls, Robles partiu rumo aos novatos do Inter Miami.

       Foto:Reprodução/USA Today Sport

Tim Howard

Provavelmente o maior goleiro da história dos Estadops Unidos. Um grande pilar da Seleção Estadunidense, Howard atuou no gol para os EUA em duas Copas do Mundo (2010 e 2014). Ele possui o recorde em números de defesas defendendo seu país. Além disso, é um dos poucos jogadores que nasceram nos Estados Unidos, a ter sucesso na Europa, em especial na Premier League, atuando por Manchester United e Everton. Atualmente Tim aposentou suas luvas no ano passado, quando disputou a MLS pelo Colorado Rapids.

Foto:Reprodução/Courtesy of the Colorado Rapids

Brad Guzan

Por fim, mas não menos importante, ainda em atividade, Guzan é um dos melhores da posição atualmente. O arqueiro começou a carreira em Chicago, passou por alguns clubes nos Estados Unidos, mas sua consagração veio quando se mudou para Inglaterra. Lá, o experiente atuou em 171 partidas pelo Aston Villa. Ainda na Terra da Rainha, jogou no Middlesbrough e Hull City. Após nove anos de Premier League, partiu rumo ao Atlanta United. Conquistando a MLS Cup de 2018 e a US Open Cup de 2019. Do mesmo modo, Guzan também é vencedor na Seleção Estadunidense, vencendo em duas oportunidades a Copa Ouro.

        Foto:Reprodução/ Felipe Cardenas

Foto:Reprodução/Sportbuzz

Wevilly Monteiro
A escolha do Jornalismo foi por conta de gostar muito de escrever , ser viciada em telejornais , ouvir rádio, ler muitos sites de notícias desde pequena! Atualmente trabalho com fotojornalismo. Meus principais objetivos no curso é fazer pós-graduação em assessoria, jornalismo esportivo e aprimorar meus conhecimentos fotográficos.

Artigos Relacionados