
Ontem (13) o Comissário Don Garber apresentou atualizações tanto do acordo coletivo como do calendário MLS 2021. Primeiramente, a Major League Soccer ainda não tem uma data de início oficial. Entretanto, Garber afirmou que tem a intenção de começar o campeonato no começo de março e comentou sobre o calendário apertado desse ano.
“Todos vocês sabem que este ano temos um calendário incrivelmente lotado. Temos as eliminatórias da Copa do Mundo, temos a Taça de Ouro, temos a Concacaf Champions League, a Lamar Hunt US Open Cup que foi adiada por um ano, temos o Campeonato Canadiano”, disse Garber. Além disso, o foco do futuro calendário da MLS é poder jogar todos os jogos em caso de possíveis adiamentos devido o Covid-19.
Por outro lado, as negociações com a Associação de Jogadores da MLS (MLSPA) ainda estão em curso. Agora restam somente 20 dias para se chegar em um acordo final. Com o grande impacto financeiro na MLS e nos clubes, no dia 29 de dezembro invocaram a cláusula de Força Maior. Posteriormente, anunciaram que para evitar um maior impacto na parte financeira dos jogadores, a CBA prorrogue a atual por dois anos. Sendo assim, não precise solicitar alteração no salário dos jogadores. Esse acordo prevê um prazo de 30 dias para negociar com êxito as alterações à CBA. Por fim, a liga espera que a restrição de fãs em estádios fique mais rígida para a maioria das equipes.
“Compreendemos que a MLSPA precisa de algum tempo para rever a proposta que fizemos na semana passada. Mas a partir de hoje, temos 20 dias para trabalhar em conjunto para chegar a um acordo, e estamos focados no laser para chegar a um acordo com os nossos jogadores, prontos para se sentarem com eles, dia ou noite.”
Foto Destaque: Divulgação/MLS