Mitchell Langerak, ex-jogador do Borússia Dortmund, elogia Klopp

Mitchell Langerak, goleiro australiano e ex-jogador do Borussia Dortmund, concedeu uma entrevista ao portal Optus Sport na última segunda-feira (18). Durante a passagem do arqueiro pelo time alemão seu treinador foi Jürgen Klopp, atualmente no Liverpool. Inclusive, o atleta fez questão de elogiar o lado gestor e brincalhão do técnico. No entanto Langerak deixou claro que esse lado “gente fina” se transforma quando o assunto é treinamento. Assim sendo, o jogador disse que a parte física dos atletas era bastante cobrada pelo comandante.

Para Langerak, Klopp abusava dos treinamentos físicos e cobrava demais os atletas para que eles estivessem sempre em forma. No entanto, isso foi fundamental para a implementação de seu estilo de jogo e a criação do termo Gegenpressing. Essa filosofia de jogo preza pela pressão instantânea logo depois que a equipe perde a posse de bola, obrigando o atleta a recuperá-la o mais rápido possível.

“Trabalhávamos muito duro. Em algumas pré-temporadas, tínhamos três sessões por dia. No dia seguinte, um treino e um jogo. E depois três de novo. E uma sessão dupla. Era brutal. Mas o time estava bem fisicamente e isso ficava claro quando jogávamos. “, relembrou o goleiro.

Entretanto, apesar da dura intensidade dos treinamentos, no que diz respeito à gestão de grupo, Langerak elogiou, e muito, o técnico alemão. Atualmente no Nagoya Grampus do Japão, o arqueiro australiano fez questão de elogiar a aptidão de Klopp em lidar com os atletas.

“Lidar com pessoas é sua melhor habilidade. Fala com você como se você fosse um amigo dele, filho dele.  Sempre foi muito leve. Ele poderia falar com você sobre qualquer coisa.”, afirma o goleiro.

Mitchell Langerak também exaltou a flexibilidade de Klopp

Mitchell afirma que Jürgen é transparente. Assim sendo, aquilo que ele demonstra na frente das câmeras é o que ele realmente faz fora delas. Apesar de ser bastante duro e intenso, ele também tem a capacidade de deixar o ambiente leve para os seus comandados. O goleiro também relembrou que em diversos momentos de intensa pressão por resultados ou vésperas de jogos importantes, o técnico conseguia fazer com que os jogadores ficassem descontraídos e menos tensos.

“Ele é, no vestiário, exatamente o que você vê na TV. Ele tem uma personalidade intensa. Parece que todos nós usamos 10% do nosso cérebro e ele está sempre ligado, 100%. A todo vapor. É como ele vive a vida dele, como ele treina e isso acaba ‘pegando' no time. Apesar da muita pressão e da situação em que estávamos, você não saberia que era um cenário de tão alto nível. Era um talento dele.”, destaca Langerak.

Apesar de não ter conseguido levantar a Champions League pelos Aurinegros em 2013, quando foi batido pelo Bayern de Munique, Jürgen Klopp é ídolo em Dortmund e com certeza um dos maiores técnicos da história do futebol alemão.

Desse modo, assim que assumiu o Liverpool em 2015, após sua passagem vitoriosa pela Alemanha, o treinador trouxe sua filosofia de jogo para a Inglaterra. Após um início oscilante, o trabalho intenso tem dado resultados. Desse modo, o título da Liga dos Campeões da última temporada e o “quase” título da Premier League em 2020 comprovam sua enorme capacidade.

Antes de chegar ao futebol japonês, Mitchell Langerak passou pelo Stuttgart, após sair do Borussia Dortmund em 2015. Além disso, o arqueiro ainda passou pelo Levante da Espanha. Desde 2018, o atleta atua no futebol do País do Sol Nascente.

Foto destaque: reprodução/Wikimedia

Lucas Vinícius Souza
Meu nome é Lucas Vinicius de Souza. Tenho 24 anos sou formado em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu, apaixonado por esportes, encaro o jogo como a vida, muitas coisas que acontecem no mundo das competições podemos fazer um paralelo com nossa vivência. No ramo da comunicação tenho experiência como Assessor de Imprensa do Sindicato da Construção Civil de São Paulo, Assessor de Imprensa na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e como redator freelancer na Agência 3xceler. Acredito que a escrita é uma arte, a arte de trazer informação, conselho e direcionamento aqueles que buscam conhecimento.

Artigos Relacionados