Messi e Cristiano Ronaldo, grande rivalidade do futebol espanhol no Século XXI

Os gramados da Espanha foram palco do que provavelmente foi o grande duelo do futebol no Século XXI. O argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo, que jogavam respectivamente no Barcelona e no Real Madrid, dividiram os holofotes no Campeonato Espanhol neste período. Desde a chegada de CR7 ao clube Merengue em 2009, ele e o sul americano se enfrentaram 30 vezes. Sendo que em 16, o camisa 10 venceu, enquanto em outras dez a estrela portuguesa saiu vitoriosa. E agora que esse enfrentamento se tornou raro, já que Cristiano está na Juventus, a coluna Navegando pela La Fúria se dedica a entrar mais fundo na história entre os dois.

Messi e CR7: Duelos históricos

Barcelona 5 x 0 Real Madrid – La Liga 2010/11- Messi falso nove

Considerado por alguns o início do duelo que marcaria o futebol nessa década, este foi o primeiro choque entre os diferentes estilos de jogo de José Mourinho e Pep Guardiola. Apesar de nenhum dos dois craques terem marcado naquela partida, o argentino teve uma atuação de gala. A ideia do treinador catalão de colocar o camisa 10 como um “falso nove' deu ao Barça uma superioridade latente. Essa vantagem permitiu que Messi servisse de garçom para o Hat Trick de David Villa no Camp Nou. Além disso, a derrota serviu de aprendizado para que os duelos no futuro próximo ficassem mais equilibrados.

Real Madrid 1 x 0 Barcelona – Copa do Rei 2010-11 (final) – CR decide

As respostas de Mourinho para a estratégia bem sucedida na goleada do time Blaugrana já foram percebidas na final da Copa do Rei daquela mesma temporada. A estratégia do Special One de buscar os contra-golpes rápidos funcionou e os Blancos chegaram algumas vezes com perigo. Entretanto, não foi um jogo apagado do craque do Barça, que criou chances de perigo para sua equipe. Esse equilíbrio fez com que o duelo fosse para a prorrogação, e já no início do tempo extra, Cristiano Ronaldo marcou com uma cabeçada fulminante, garantindo o título para os madrilenhos.

Real Madrid 0 x 2 Barcelona – Champions League 2010-11 (semifinal)- golaço de Messi

Para fechar a sequência de grandes duelos entre os dois na temporada 10-11, temos o que pode ser considerado o maior confronto em Champions. Já que a tão esperada final Barça e Real não aconteceu, este foi a maior disputa de mata mata entre o europeu e o sul americano. Este duelo ocorreu poucos dias depois da final da Copa do Rei citada anteriormente, e dava pra ver que Messi veio mordido. Isto pois o craque teve neste dia uma das grandes atuações de carreira, marcando os dois gols, sendo um deles uma obra prima, e assim encaminhando a vaga na final. O baixinho só não fez chover no Santiago Bernabéu.

Barcelona 1 x 3 Real Madrid – Copa do Rei 2012-13 (Semifinal)

Este jogo válido pela copa nacional demonstra o quão letal pode ser CR7 em um dia inspirado. Ainda que jogando em um Camp Nou lotado, o gajo estava disposto a chamar responsabilidade para si desde o início. Sendo assim, ele foi pra cima, arrancando, driblando e finalizando como poucos fizeram na história desse esporte. Foi Cristiano quem sofreu e converteu o pênalti que abriu o placar, além disso. marcou outro aproveitando um rebote vindo de um chute de Di Maria.

Real Madrid 3 x 4 Barcelona – La Liga 2013/14

Assim como seu rival, Messi novamente fez uma bagunça na casa do adversário nessa ocasião. Para esta partida, o craque argentino vinha sendo cobrado, pois naquela temporada os Blancos vinham fortes e uma derrota poderia significar um adeus ao título espanhol. Sob pressão, La Pulga entregou uma atuação mágica, participando dos quatro gols catalães nessa partida emocionante (deu uma assistência para Iniesta e anotou os outros três).

Real Madrid 2 x 3 Barcelona – La Liga 2016-17

Quem acompanha o passado recente do Campeonato Espanhol certamente tem esse jogo na memória. Mesmo começando atrás dos comandados de Zidane, o argentino empatou com um golaço. E já próximo do fim, com o jogo empatado em 2 x 2, o camisa 10 teve mais um lampejo de genialidade. O Real tentou apertar a saída de bola, com toques rápidos e uma arrancada de Sergi Roberto, os visitantes foram ao ataque, Messi recebeu cruzamento e chutou de canhota pra vencer a partida. Em seguida, ocorre um dos momentos mais icônicos da carreira de Leo, ele mostrou a sua 10 para a torcida Merengue.

Barcelona 1 x 3 Real Madrid – Supercopa da Espanha 2017-18

Para abrir a temporada com o pé direito, catalães e madridistas se encararam para definir um vencedor da Supercopa da Espanha. Todavia, desta vez quem brilhou foi a estrela do Real. Entalado com o gesto de seu adversário no confronto citado acima, ele se recuperou de uma etapa inicial apagada e fez um golaço, chutando no ângulo após um contra ataque para desempatar e dar a vantagem para seu clube no jogo de ida. Após fazer o terceiro gol em uma cobrança da marca da cal, o atacante repetiu o ato de mostrar seu manto para a torcida adversária.

Barcelona 2 x 2 Real Madrid – La Liga 2017-18

Os deuses do futebol foram justos, pois ningém se sobressaiu,  no duelo que por enquanto é o último desta épica rivalidade. Se alguém um dia pedir um resumo do que foram os duelos Messi-Cristiano na Espanha dá pra mostrar esse jogo. Pegado, disputado, cada um com seu estilo de jogo, e deixando seu gol neste empate. Após esta temporada, o português foi para a Juventus da Itália, botando fim nesse ciclo que inegavelmente foi primordial para a melhora de cada um. Tanto o argentino quanto o português colocaram o sarrafo lá no alto, tornando cada duelo em um deleite para os fãs de bom futebol.

Foto Destaque: Divulgação/Angel Martinez/Real Madrid/Getty Images

Avatar
Lucas Stank
Nascido em Florianópolis, Estudo Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Sempre gostei de futebol, inclusive dizem que minha palavra dita foi gol

Artigos Relacionados