Mario Götze, o Gotzinho, completa 28 anos

- Uma das principais revelações do futebol alemão dos últimos anos
Mario Götze

Nesta quarta-feira (3), o futebolista citado na coluna Parabéns ao Craque, se trata de Mario Götze. O menino prodígio tinha tudo para ser craque, mas as lesões o impediram de chegar um lugares mais altos. Sua trajetória no futebol, mesmo sendo muito interrompida, não merece ser esquecida. O jogador, pelo seu estilo de jogo, agradava muito os brasileiros, consequentemente muito o chamavam de Götzinho. O diminutivo no final seria um comparativo com Ronaldinho. Portanto, se esperava muito do alemão.

EU SOU MARIO GÖTZE

Desde os cinco anos, o pequeno Götze jogava por algumas equipes regionais, e sempre se destacou entre os garotos de sua idade. Portanto, logo despertaria interesse de um gigante. Aos oito anos rumou para o Borussia Dortmund, time do coração.

O jogador jogou toda sua juventude no Dortmund, e os 17 anos estreou no profissional. O jogo era contra o Mainz 05, o placar terminou 0 x 0. Mario Götze conta em uma carta ao siteThe Players Tribune“, que ele aquecia e olhava para a Muralha Amarela, ele estava tão nervoso que sua vontade era “cagar nas calças”.

https://www.instagram.com/p/B5IFIDTK4r2/?utm_source=ig_web_copy_link

Sua primeira passagem pelo Dortmund foi sensacional. Foram vários jogos de destaque, e logo cedo mostrava que era um grande jogador. Jürgen Klopp foi um “paizão” para Mario Götze, porque confiou no seu potencial e ajudou muito no amadurecimento do atleta. Portanto, o técnico foi fundamental para o crescimento técnico e mental da promessa.

Mario Götze foi bicampeão Alemão, nos anos 2010-11 e 2011-12, era um dos destaques da equipe com apenas 18 anos. Além dele, o Dortmund contava com Marco Reus e Robert Lewandowski. O trio se completava, cada um tinha um ponto forte diferente, portanto eles se completavam. Entretanto, Götzinho era o mais talentoso de todos eles.

O Bayern tentou a contratação do meia após a temporada 2011-12, entretanto Mario preferiu ficar “em casa”. A joia alemã rumava para mais uma grande temporada, em que buscava coisas grande. O Borussia Dortmund continuou a apresentar um futebol que encantava o mundo. Entretanto tinha um obstaculo chamado Bayern München. No Campeonato Alemão, a equipe da Baviera dominou, perdeu apenas um jogo. Na Champions, os Auri-Negros estavam muito bem, eliminaram o gigante Real Madrid, mas perderam a final para o rival alemão.

MOMENTO MAIS DIFÍCIL DA CARREIRA DE MARIO GÖTZE

Acompanhando os fatos do clube, se imagina que esse momento foi difícil pelo fato de não ter vencido títulos. Entretanto, foi muito mais complexo do que isso. Dois dias antes do confronto decisivo contra o Real Madrid, a notícia de que Mario Götze estava fechado com o Bayern, vazou na mídia. A joia alemã começou a ser hostilizado pela barreira amarela, mas manteve o nível de jogo.

Götzinho se lesionou contra o Real Madrid, na partida de volta. Uma lesão muscular, que para muitos não foi tão grave assim, o tirou da final da Champions League. Após uma boa temporada, Mario Götze foi para o Bayern de Munique, equipe que venceu tudo na época anterior. Sem contar que a base da Seleção Alemã jogava na equipe da Baviera.

Bem antes de julgar, se coloque no lugar de Mario Götze. O craque tinha apenas 20 anos, e estava em busca de novos objetivos. Munique é a Meca da Alemanha, e além de tudo isso, Pep Guardiola era o novo técnico do Bayern. Portanto, era uma proposta irresistível.

Sua passagem em Munique durou três temporadas, conquistou sete títulos. Entretanto, as lesões o atrapalharam muito. Em 2016, Götze sentiu que precisava voltar para “casa”, portanto fechou com o Borussia Dortmund. No início de 2017, foi diagnosticado com um distúrbio metabólico. Como resultado, o alemão não conseguia ter uma sequência de jogos desde os tempos de Bayern. Em agosto do mesmo ano, a base de remédios, voltou a jogar, mas nunca mais foi o mesmo.

https://www.instagram.com/p/B2_PwmkoXFZ/?utm_source=ig_web_copy_link

SELEÇÃO ALEMÃ

O craque frequenta a Seleção Alemã desde as categorias de base, é um dos jogadores que passaram pela reformulação da escola alemã de futebol. Como resultado, logo passou a estar presente nas convocações da seleção principal. Em 2014, foi convocado para a Copa do Mundo do Brasil. Nessa competição, Mario Götze fez o gol mais importante de sua carreira, o gol contra a Argentina na final.

https://www.instagram.com/p/Bz3VBxgofMQ/?utm_source=ig_web_copy_link

OBRIGADO GUERREIRO

Sua carreira foi uma mistura de bons e maus momentos, entretanto é necessário exaltar seu espírito de guerreiro. Numa carta que o craque escreveu para o site do “The Players Tribune“, ele conta que sua maior frustração foi ser impedido de jogar futebol. Mesmo com todos esses problemas, sempre será lembrado por aquela tarde do dia 13 de julho de 2014. Portanto, Mario Götze escreveu seu nome na história. Feliz vida craque. Agradecemos muito por tudo que fez e ainda faz.

Foto Destaque: Reprodução/Daniel Roland

Leonardo Pinheiro

Sobre Leonardo Pinheiro

Leonardo Pinheiro de Oliveira já escreveu 73 posts nesse site..

Escolhi jornalismo porque para mim é prazeroso informar as pessoas, e além disso, a paixão pelo futebol me encorajou a seguir essa carreira. Meu principalmente objetivo na profissão é trabalhar com esportes, principalmente o futebol.

365 Scores

BetWarrior


Leonardo Pinheiro
Leonardo Pinheiro
Escolhi jornalismo porque para mim é prazeroso informar as pessoas, e além disso, a paixão pelo futebol me encorajou a seguir essa carreira. Meu principalmente objetivo na profissão é trabalhar com esportes, principalmente o futebol.

    Artigos Relacionados

    Topo