Nesta semana a coluna Samurais da Bola irá apresentar a história de mais um jogador brasileiro que fez sucesso pela seleção japonesa e do futebol japonês. O zagueiro Marcus Túlio Tanaka, nascido em Palmeira D’Oeste, filho de pai nipo-brasileiro, mudou-se para o Japão aos 15 anos.

INÍCIO DA CARREIRA

Logo na chegada ao Japão, Marcus Túlio Tanaka jogou na Shibuya Makuhari High School e após se formar, o zagueiro se transferiu para o Sanfrecce Hiroshima estreando na J-League em 2001.

Após duas temporadas, o clube foi rebaixado e então Tanaka resolveu trocar de equipe e foi para o Mito Hollyhock, o time também disputava a J-League 2. Logo após, sua chegada o atleta conseguiu sua cidadania, pelo time fez 10 gols e chamou a atenção dos times da J-League.

URAWA RED DIAMONDS

Após uma boa temporada na J-League 2, Marcus Túlio Tanaka acertou sua transferência para o Urawa Reds. Logo na primeira temporada com o time no ano de 2006, o zagueiro conquistou seu primeiro título nacional e de quebra foi eleito o jogador mais valioso da competição, chegando pela primeira vez na seleção principal japonesa.

Na temporada seguinte, Marcus Túlio e o Urawa Reds continuavam se destacando e conquistaram pela primeira a Liga dos Campeões da Ásia. O zagueiro ainda ficou por mais duas temporadas no clube, até que se desentendeu com o técnico se transferiu.

NAGOYA GRAMPUS

Na temporada de 2010, Marcus Túlio Tanaka assinou contrato com o Nagoya Grampus. Logo na sua chegada, ajudou o clube a conquistar a primeira J-League de sua história. Na sequencia em 2011, o clube terminou a competição como vice-campeão.

Por fim, o jogador ficou até no Nagoya até janeiro de 2016, quando acabou não chegando a um acordo, porém no mesmo ano em agosto, Marcus Túlio assinou até o fim da temporada.

FIM DE CARREIRA

Após a passagem pelo Nagoya Grampus, Marcus Túlio Tanaka assinou com o Kyoto Sanga FC para disputar a J-League 2. Já com 36 anos, o jogador assinou por duas temporadas, e após o fim do contrato, com 38 anos o zagueiro encerrou sua carreira como jogador profissional.

https://www.instagram.com/p/B2rPThgJOMp/

SELEÇÃO JAPONESA

No ano de 2004, Marcus Túlio Tanaka teve sua primeira chance com a camisa da seleção japonesa. Sendo assim, pela equipe Sub-23, o atleta disputou as Olimpíadas de 2004 sendo titular nas três partidas.

Contudo apenas em 2006, o jogador teve sua primeira chance com os Samurais Azuis, onde disputou e chegou a final da Copa de Ásia de 2007. Porém em 2010, foi o grande momento, quando foi convocado pelo técnico Takeshi Okada para disputar a Copa do Mundo. Ademais, durante o torneio Marcus Tanaka jogou os quatro jogos do Japão.

https://www.instagram.com/p/Bv_WNBUF8eu/

QUASE VOLTA AO BRASIL

Após a participação na Copa do Mundo, o zagueiro chegou a estar perto de assinar com o Botafogo. Contudo, na época, Marcus Tanaka defendia o Nagoya Grampus, porém não foi liberado pelo clube japonês.

Foto destaque: Divulgação/Nagoya Grampus

Eddie Toschi
Edwaldo Toschi, bacharel em Direito e especialista em Jornalista esportivo através de cursos ministrados por jornalistas renomados como Alexandre Praetzel, Celso Unzelte, Mário Marra dentro outros. Sou um apaixonado por futebol. Apresentador do canal Sai Que é Sua no YouTube.

Artigos Relacionados