Marcelo Bielsa

Nesta terça-feira(21), a Coluna Parabéns ao Craque homenageia Marcelo Bielsa, popularmente conhecido com El Loco Bielsa. O argentino já foi jogador, mas realmente se destacou como treinador. Além de bom técnico, é referência para muitos outros, como Pep Guardiola, Mauricio Pochettino e Jorge Sampaoli, porque é um treinador que valoriza muito o coletivo da equipe.

QUEM É MARCELO BIELSA?

Primeiramente, é necessário lembrar que Bielsa teve uma breve carreira como jogador. Sua posição era zagueiro e ele atuou por alguns times argentinos, como o Newell's Old Boys e o Argentino de Rosário. Entretanto, no final da década de 80, El Loco decidiu seguir como treinador e se tornou comandante do time juvenil dos Rojinegros.

Depois de dois anos treinando o time de base do Newell's Old Boys, ele se tornou o técnico da equipe principal e teve uma boa performance durante sua rápida passagem. Chegou a vencer até o Campeonato Argentino em 1990-91. Além de uma boa passagem nos Rojinegros, Marcelo Bielsa fez um bom trabalho no Velez Sársfield e teve passagens pelo Atlas e América, ambos do México.

A Seleção Argentina estava precisando de um treinador, e El Loco Bielsa vinha impressionando com suas táticas e ensinamentos. Como resultado, ele se tornou o técnico da Albiceleste. Foram seis anos, um Ouro Olímpico e um vice-campeonato na Copa América de 2004. Marcelo acabou deixando a Argentina, porque estava com problemas pessoais e teria que largar o cargo.

Três anos depois, o técnico decidiu assumir a Seleção Chilena e criar um legado que foi seguido por Jorge Sampaoli. Marcelo Bielsa pode não ter uma lista gigante de título como Pep Guardiola, mas é muito genial e revolucionário. Portanto, é um treinador que merece ser exaltado e respeitado.

Na atual temporada, Marcelo Bielsa tinha o objetivo de conquistar o acesso à Premier League com o Leeds United. Os Whites são uma equipe muito tradicional na Inglaterra e estavam a 16 anos sonhando com o acesso. O argentino trouxe um tática e um modelo de jogo para a equipe e conquistou a sonhada promoção para a Primeira Divisão Inglesa.

https://www.instagram.com/p/B6EaF6Zj61C/?utm_source=ig_web_copy_link

OBRIGADO, GÊNIO!

Marcelo Bielsa é um dos treinadores mais geniais e revolucionários do futebol moderno. Não tem dezenas de títulos, mas é muito importante para o nosso amado esporte. Muitas táticas utilizadas por grandes treinadores, são ideias de El Loco, como o 3-3-1-3. Obrigado por tudo que fez pelo futebol, agradecemos por cada ensinamento.

Foto Destaque:Reprodução/Globoesporte

Avatar
Leonardo Pinheiro
Escolhi jornalismo porque para mim é prazeroso informar as pessoas, e além disso, a paixão pelo futebol me encorajou a seguir essa carreira. Meu principalmente objetivo na profissão é trabalhar com esportes, principalmente o futebol.

Artigos Relacionados