Nesta terça-feira (30), Luxemburgo e Portugal entraram em campo em jogo válido pela 3ª rodada das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022. Assim, no Josy Barthel, os luxemburgueses saíram na frente com gol do português Gerson Rodrigues. No entanto, os lusitanos tiveram paciência para buscar a virada com Diogo Jota, Cristiano Ronaldo e João Palhinha. Dessa forma, venceram por 3 x 1 e assumiram a liderança do Grupo A. Além disso, após quatro jogos, CR7 encerrou jejum de gols na temporada.

Assista aos melhores momentos de Luxemburgo x Portugal

1º tempo: Luxemburgo sai na frente com gol de português

Inicialmente, enfrentando Portugal, Luxemburgo se fechou bem no campo de defesa para impedir investidas mais perigosas do adversário. No entanto, a seleção da casa também saiu ao ataque e criou algumas possibilidades, que não encontravam grandes riscos a equipe de Cristiano Ronaldo. Apesar disso, aos 29′, após cobrança de escanteio, Sinani ficou com a sobra pela direita, cruzou com a canhota, fechado, e o português naturalizado luxemburguês, Gerson Rodrigues, apareceu no meio da área, de peixinho, para estufar as redes lusitanas.

Sendo assim, mesmo com a vantagem, Luxemburgo seguiu melhor em campo e à procura de mais gols nos lances de Oliviver Thill e Gerson Rodrigues. Enquanto isso, Portugal respondeu com Bernardo Silva obrigou o goleiro Moris a espalmar para evitar o empate. Na sequência, foi a vez de Renato Sanches testar o arqueiro mandante que mandou para escanteio. Por fim, nos acréscimos, Pedro Neto recebeu pela direita, foi para a esquerda e cortou para a direita, cruzou, e Diogo Jota subiu entre os dois zagueiros da casa para cabecear para o gol e deixar tudo igual.

2º tempo: Cristiano Ronaldo encerra jejum, e Portugal consolida vitória da liderança

Na volta do intervalo, em busca da virada, Portugal tomou a iniciativa nos primeiros minutos. Logo, não demorou muito para virar o marcador. Isso porque, aos 5′, Cristiano Ronaldo acionou Cancelo na direita e partiu para a área, o lateral cruzou na medida para o Camisa 7, na segunda trave, finalizar de chapa para o gol. Dessa forma, CR7 pôs fim a um jejum de quatro partidas. Na sequência, os portugueses seguiram em cima, inclusive carimbando o travessão com Diogo Jota. Enquanto que Luxemburgo, apesar da posse de bola, pouco ameaçava a defensiva visitante.

Sendo assim, sem levar maiores perigos, Luxemburgo também dava espaços a Portugal, Assim, em um desses momentos, completamente isolado no ataque, Cristiano Ronaldo recebeu bola em recuo errado do zagueiro, saiu cara a cara com Moris, e chutou duas vezes no goleiro. Em seguida, Pedro Neto cobrou escanteio, João Palhinha apareceu no primeiro pau e desviou de cabeça, no chão, Moris até encostou na bola, mas não evitou o gol português. Por fim, ainda houve tempo para o zagueiro Chanot ser expulso por falta em contra-ataque.

Luxemburgo x Portugal – E agora?

Dessa forma, com o resultado, Portugal somou a 2ª vitória nas Eliminatórias Europeias e assumiu a liderança do Grupo A, com sete pontos. Já Luxemburgo conheceu a 1ª derrota e se manteve na 3ª colocação, com três pontos conquistados. Agora, na próxima rodada, os portugueses recebem a Irlanda, e os luxemburgueses também atuam em casa, diante do Azerbaijão. A saber, ambas as partidas acontecem na quarta-feira (1/9), às 15h45 (horário de Brasília).

Foto Destaque: Divulgação/Portugal

Avatar
Ricardo do Amaral
"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 27 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."