Em suma, o zagueiro Luciano Castán, de 32 anos, é um dos destaques defensivos do Coritiba na temporada. Desse modo, o atleta está entre os 10 melhores em três segmentos na Série B.
Sendo assim, em 22 jogos, o veterano é o terceiro que mais dá passes certos na Segundona. Ao todo, foram 1.007 toques, com 96,5% (972) de acerto. Portanto, ele fica atrás apenas de Bruno Silva (Guarani) e Lucas Cavalcante (CSA), segundo dados do FootStats.
Castán contribuiu no Coxa nas progressões das jogadas e em lances verticais. Por isso, uma de suas características na Série B está sendo as viradas de bola, são 14 até o momento, com 92,8% de acerto. O volante Willian Farias, também do Verdão é o quinto. Além de ajudar na defesa, o zagueiro vem aparecendo no ataque para marcar. Portanto, ele já marcou três gols na 2ª Divisão, e cinco na temporada, ficando em quarto no ranking de goleadores do Coritiba em 2021.
Luciano Castán e Henrique é igual: sincronia total
De antemão, o zagueiro ainda lidera no quesito de lançamentos no Verdão, são 107 bolas longas, com 46 sendo certas, algo em torno de 42,9%. Vale ressaltar, que o crescimento no desempenho do atleta se dá bastante após a chegada de Henrique. Juntos, a dupla é a terceira menos vazada na Série B, com 18 gols sofridos em 23 partidas.
Antes da chegada do companheiro, Luciano vinha oscilando dentro de campo. Pois, suas duplas anteriores não conseguiam ter entrosamento, seja com Wellington Carvalho ou Nathan Ribeiro. Desse modo, Castán junto do goleiro Wilson e do centroavante Léo Gamalho, é o atleta que mais jogou no Brasileirão com a camisa do Coritiba, ao todo, são 22 partidas.
Líder da Série B com 45 pontos, o Coritiba se isolou na ponta da competição. Desse modo, o Alviverde está três pontos acima do vice-líder Goiás. Já a diferença para o Avaí, primeiro time fora do G-4, é de oito pontos.
Próximos jogos do Coritiba
- Vila Nova: 17/09, sexta, 19h – Couto Pereira
- Vitória: 22/09, quarta, 19h – Barradão
- Guarani: 26/09, sábado, 21h – Couto Pereira
- Confiança: 28/09, terça, 21h30 – Couto Pereira
- Remo: 04/10, segunda, 20h – Baenão
Foto destaque: Divulgação/Coritiba