O vice-líder da Primeira Liga 2020/21, Porto enfrentou o terceiro colocado Braga no final da tarde desse domingo (7). Os comandados por Sérgio Conceição abriram 2 x 0 e mantiveram o placar assim até os 42 minutos do segundo tempo. Entretanto, o brasileiro Lucas Piazon, que saiu do banco anteriormente, brilhou com duas assistências em sete minutos e garantiu o empate aos donos da casa. Por isso, as equipes se mantiveram na mesma colocação nessa 18ª rodada do Campeonato Português.
1º tempo
Primeiramente, a partida iniciou-se com fortes faltas. Por isso, com apenas seis minutos o mexicano Jesus Corona recebeu cartão amarelo por entrada forte em Raúl Silva, do Braga. Até os 20′ o jogo seguiu firme nas disputas, tendo mais dois atletas amarelados: Uribe e Galeno. E neste clima tenso, com meia hora de partida, Marega tabelou dentro da área mas acabou sendo agarrado por Vitor Tormena. Na revisão no árbitro de vídeo, o juiz Artur Manuel marcou a penalidade e distribuiu mais um cartão amarelo ao zagueiro. Sérgio Oliveira ficou responsável pela cobrança e não decepcionou: 1 a 0 Porto.
⏱Intervalo! Half-time! Descanso!
👉Aposta já em https://t.co/UX7e3T5jqN : https://t.co/3kz87jQOy6#FCPorto #SCBFCP pic.twitter.com/bD5cSOdAWi
— FC Porto (@FCPorto) February 7, 2021
2º tempo
A fim de “fechar o caixão” do Braga, o Porto iniciou com vontade de aumentar a vantagem. Assim, Mbemba acabou desperdiçando uma oportunidade com apenas três minutos. Mas pouco tempo depois os Dragões Azuis ampliaram. Jesus Corona partiu para cima de Tormena pela ponta esquerda e passou facilmente pelo defensor, ao chegar na linha de fundo, o mexicano deu uma “cavadinha” na medida para Mehdi Taremi balançar as redes aos nove minutos. Mas após brilhar na assistência do segundo gol, Corona se envolveu em um choque com Ricargo Esgaio no chão e recebeu o segundo cartão amarelo. Ou seja, o Porto teria que jogar meia hora com um jogador a menos.
Com quase 25′, Carlos Carvalhal decidiu colocar o brasileiro Lucas Piazon e o argentino Nicolas Gaitan nos lugares de Abel Ruiz e Galeno, respectivamente. E faltando menos de quatro minutos para os 45, Piazon escapou pela direita e cruzou rasteiro para seu compatriota Fransergio na ponta da área. O meio-campista finalizou no meio do gol e o goleiro Marchesin acabou aceitando um frango. Com os Arsenalistas empolgados, o empate era uma questão de tempo. Dessa forma, com a defesa do Porto batendo cabeça, a bola sobrou novamente para Lucas Piazon na direita e parecido no primeiro gol, deu um passe rasteiro para Nicolas Gaitan empatar o jogo aos 49′.
🛎 | APITO FINAL – FULL TIME
ACREDITAR ATÉ AO FIM!!! 🔴⚪️
AQUI É BRAGA!!!! 🔥🔥🔥#LigaNOS | #SCBFCP | 2-2 | #ANOSSAHISTORIA | pic.twitter.com/WEdqa0ILRM
— SC Braga (@SCBragaOficial) February 7, 2021
E agora? – Porto x Braga
Esse confronto irá se repetir na próxima quarta-feira (10) pela Taça de Portugal. A ida das semifinais será no Estádio Municipal de Braga. Pela Primeira Liga, esse empate não ajudou a vida de nenhum dos clubes na disputa pelo título. Dessa forma, com um jogo a menos, o Sporting lidera com 45, seguido por Porto com 40 e Braga com 37. Os Dragões enfrentam o Boavista no sábado (13). No dia seguinte, os Arsenalistas visitam o Santa Clara.
Melhores momentos – Porto x Braga
Foto Destaque: Divulgação/SC Braga