O Liverpool alcançou a primeira colocação de clubes mais valiosos do site Transfermarkt. Dessa forma, o time de Jurgen Klopp ultrapassou o seu rival nacional, o Manchester City. A valorização dos Reds se dá por conta das chegadas de Diogo Jota e Thiago Alcântara. Enquanto os Cityzens não trouxeram grandes contratações. Assim, a equipe da cidade dos Beatles é avaliada em 1,10 bilhões de euros. Seguidos dos treinados por Pep Guardiola com 1,04 bilhões de euros. Para fechar o “Top-3”, o Barcelona aparece com 1,01 bi.

As posições dos rivais do Liverpool e City

Outra equipe inglesa que se reforçou muito nessa janela de transferências foi o Chelsea. Assim, os Blues ocupam a quarta colocação do ranking, chegando quase à um bilhão (917 milhões). O United, apesar da má fase está em sétimo. Após isso, o inglês mais próximo é o Tottenham, em 10º, valendo 774 milhões de euros. Por fim, fechando o BigSix, o Arsenal aparece em 14º, com pouco mais de meio bilhão.

Reprodução/Transfermarkt

O que a lista diz?

O Top-10 deixa claro a superioridade de futebol jogado na Premier League. A Liga Inglesa conta com quatro representantes, que valem por volta de quatro bilhões de euros. Do mesmo modo, a La Liga, que dominou a Europa com Real Madrid e Barcelona por muitos anos, é o segundo país com mais clubes na lista. O duas vezes vice-campeão da Champions, Atlético de Madrid, ainda contribui aos espanhóis em nono. As hegemonias da Alemanha e França também são escancaradas nessa lista, contado apenas com Bayern de Munique, campeão oito vezes seguidas na terra da cerveja, e o PSG, que conquistou sete dos últimos oito Campeonatos Franceses.

Causa curiosidade a ausência de times italianos. Mesmo com a Serie A sendo considerada uma das cinco melhores ligas do futebol europeu, nem a Juventus, campeã italiana desde 2012, está entre os 10. Assim, a Velha Senhora aparece apenas em 12º. Ironicamente, a Inter de Milão aparece à frente da equipe de Cristiano Ronaldo, valendo 745 milhões de euros. Para fechar o “Top-20”, Napoli e Milan aparecem em 15º e 19º respectivamente.

Foto Destaque: Reprodução/Getty Images

Avatar
Carlos Vinícius Amorim
Carlos Vinícius Amorim, 21 anos, atualmente cursando jornalismo pelo amor ao futebol, que se iniciou lá em 2005, com apenas seis anos de idade, já imaginam qual o clube né. Sempre se informando e informando aos outros, buscando referências e fontes. Como o jornalismo manda.

Artigos Relacionados