Antes de Owen brilhar nos gramados, outro atacante fez história com a 10 da Seleção Inglesa: Lineker. Assim, na Copa de 1986, disputada no México, foi o artilheiro, com seis gols, e na de 1990, na Itália, levou o English Team à semifinal, com derrota nas penalidades para a Seleção Alemã, que conquistaria o título. Desse modo, por um mísero gol, o ponta-de-lança não superou o recorde de Bobby Charlton. Todavia, sua média de gols é bem superior. Nesta segunda-feira (30), a coluna Parabéns ao Craque homenageia o goleador, que completa seis décadas.

INÍCIO

Nascido em Leicester, se tornou profissional no time da cidade em 1978. Posteriormente, em 1983, Lineker foi artilheiro da segundona, marcando 26 gols, após conquistar o título em 1980, e do Campeonato Inglês em 1985, marcando 24. O primeiro gol na Seleção foi em 26 de março de 1985, na vitória por 2 x 1 em amistoso contra a Irlanda, disputado no antigo Wembley. Dessa maneira, se transferiu para o Everton, arquirrival do Liverpool, onde faturou uma Supercopa e foi artilheiro do Inglês em 1986, com 30 gols.

1986, aliás, foi disparado o melhor ano em sua carreira. Assim, na Copa do Mundo, disputada no México, foi o melhor jogador inglês e artilheiro do torneio, com seis gols: hat-trick contra a Polônia de Zbigniew Boniek, dois contra o Paraguai de Romerito, e o de honra na derrota para os argentinos, ou melhor, para MaradonaApós o Mundial, o poderoso Barcelona desembolsou 2,8 bilhões de euros na sua contratação. Foi o artilheiro da equipe catalã logo na primeira temporada, com 21 gols.

Desse modo, em 1988, Lineker conquistou a Copa do Rei, onde foi decisivo na vitória por 3 x 0 sobre o Osasuna, na semifinal. Assim, em 1989, retornou ao seu país, contratado pelo Tottenham Hotspur, sendo o artilheiro na primeira temporada, com 26 gols, e conquistando a Copa da Inglaterra, onde brilhou com dois gols na semifinal contra o Arsenal. Em 1990, não repetiu a mesma performance do Mundial anterior, mas deixou sua marca quatro vezes: Irlanda, na primeira fase, Camarões nas quartas e Seleção Alemã na semifinal. Por fim, seu último clube foi o Nagoya Grampus Eight, do Japão.

HAPPY BIRTHDAY, LINEKER

Os amantes do futebol, não apenas na Terra da Rainha, lhe desejam felicidades e realizações. Obrigado por cada gol.

Foto Destaque: Reprodução/Getty Images

Renan Silva
26 anos, natural de Osasco. Graduado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Rio Branco. Apaixonado por Esportes e Rock n Roll, durante a infância jogou Futebol de Salão e na adolescência praticou Artes Marciais. Sempre teve gosto pela leitura, sendo um fã assíduo das revistas TATAME e PLACAR (da qual possui coleção até hoje).

Artigos Relacionados