Les Herbiers – O pequeno que surpreendeu ao chegar na final da Copa da França

- Na temporada 2017-18, a equipe superou clubes tradicionais e enfrentou o Paris Saint-Germain na decisão

A disputa da Copa da França é sempre interessante para os apaixonados pelo Futebol Francês. Justamente por isso, espera-se que na decisão estejam times como Paris Saint-Germain, Lyon, Olympique de Marselha ou outros que têm maior poder financeiro. Porém, na temporada 2017-18, o modesto Les Herbiers, da terceira divisão, surpreendeu, fez a grande final contra o PSG e ficou marcado na história. A Coluna Além dos Bleus desta semana traz a trajetória da equipe com sede em Vendée na campanha do vice-campeonato.

TRAJETÓRIA E FEITO HISTÓRICO

As surpresas fazem com que o futebol se torne apaixonante por todo o mundo. Imagine um pequeno time que o maior feito de sua história foi alcançar a segunda colocação da quarta divisão da França em 36 anos de existência chegar à final da principal copa de seu país. Além disso, é importante ressaltar que a capacidade máxima do Estádio Massabielle é de apenas cinco mil torcedores.

A campanha iniciou ainda na primeira fase, onde bateu com dificuldades (2 x 1 na prorrogação) o Angoulême, clube amador da França. Da mesma forma, venceu o também amador Saint-Lô Manche. Já nas oitavas, contra o Auxerre, da Ligue 2. No placar, um elástico 3 x 0, mesmo já sendo visto como zebra. Na fase seguinte, uma suada vitória diante do Lens assegurada nas penalidades (4 x 2) após um empate por 0 x 0.

Assim, depois de eliminar dois clubes tradicionais e sequer cogitado anteriormente como postulante ao título, Les Herbiers teve a missão de enfrentar o Chambly na semifinal e com gols de Florian David e Gboho chegou na decisão.

GRANDE FINAL – PSG X LES HERBIERS

Aquela terça-feira (08/05/18) jamais será esquecida pelos mais apaixonados torcedores do Les Herbiers. Se era inimaginável conquistar a vaga para a final do Stade de France, parar o ataque com Di Maria, Mbappé e Edinson Cavani era uma missão mais difícil ainda. Aliás, o Les Herbiers tinha um orçamento 250x menor que o PSG na ocasião.

Em clara desvantagem técnica, a vontade e disposição dos jogadores devem ser lembradas para sempre na história da equipe, sobretudo com o melhor elenco de todos. Por fim, o resultado negativo por 2 x 0 pouco importava, já que superar os limites e ser vice-campeão é motivo de orgulho aos amantes de futebol.

(Foto destaque: Damien Meyer/AFP)

BetWarrior


Poliesportiva


Igor Ribeiro
Igor Ribeiro
Igor Ribeiro, 20 anos, é um apaixonado por futebol. Nascido no ano de 2000 em Campinas, interior de São Paulo, sempre mostrou grande afeição por esportes. Fez-se muito interessado pelas leituras em jornais e o interesse acerca do futebol foi a principal influência para sua escolha ao Jornalismo, área que desde cedo escolhera. Com essa paixão presente em sua vida, sempre é o primeiro no “vamos organizar um futebol” e totalmente contra gritar gol antes da hora!

Artigos Relacionados

Topo