Neste domingo (13), León e Pumas disputam a finalíssima do Apertura Mexicano 2020, no Estádio León, às 23h30 (horário de Brasília). Após um primeiro jogo sem vencedor, La Fiera recebe o UNAM em seu estádio em busca do troféu da Liguilla da temporada 2020/21. Interessante notar que ambos os clubes têm sete conquistas nacionais e querem adicionar a chamada “oitava estrela” à sua história.
LEÓN
No jogo de ida, a equipe de Ignacio Ambríz conseguiu um bom resultado fora de casa. Agora, precisa usar o mando de campo a seu favor para conquistar o tão sonhado título. Em dez jogos dentro do Estádio León, os Esmeraldas venceram nove e empataram um. Ou seja, bater o León como visitante é um feito que nenhum time conseguiu nesta temporada.
Para sair como vencedor na partida decisiva, o time conta com o ponta Ángel Mena, que tem nove gols e seis assistências no campeonato. Além dele, o atacante Emanuel Gigliotti pode ser o definidor do confronto contra o Pumas, até porque foi o autor do gol da primeira partida. No total, os Panzas conquistaram sete campeonatos mexicanos, sendo o último no Apertura de 2014.
UN DÍA MENOS…
El domingo se define al ganador de la GRAN FINAL, será en casa y ¡VAMOS CON TODO! 🇳🇬#PorLeonésimaVez 🦁 pic.twitter.com/L25OQK5zoE
— Club León 🇲🇽 (@clubleonfc) December 11, 2020
PUMAS
Os comandados de André Lillini esperavam ter vencido o confronto de ida, mas, ao mesmo tempo, sabiam que estavam enfrentando um grande time. Sendo assim, encarar o León longe de seus domínios certamente é uma tarefa difícil, porém não impossível.
Afinal, quando o Cruz Azul venceu o primeiro jogo da semifinal por 4 x 0, ninguém esperava que o UNAM fosse capaz de se classificar. Fora de casa, a equipe tem quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas na temporada. Quanto a gols, marcou 11 e sofreu 13. Em sua história, o Pumas tem sete títulos no campeonato mexicano. A última conquista veio no Clausura de 2011.
📷 #Juegan11SoñamosTodos #SoyDePumas pic.twitter.com/vlX8ALHkv7
— PUMAS (@PumasMX) December 11, 2020
RETROSPECTO – LEÓN X PUMAS
Segundo o site Transfermarkt.com, as equipes se enfrentaram 19 vezes. Em suma, foram dez vitórias do León, seis do Pumas e três empates. No que se refere a gols, o time da casa marcou 33 vezes, enquanto os visitantes balançaram a rede em 25 oportunidades. Carlos González é o artilheiro do confronto, com cinco gols.
Em jogos com mando dos Esmeraldas, foram seis vitórias para os mandantes e quatro para o UNAM. Além disso, 21 tentos favoreceram La Fiera, contra 16 da Equipe do Pedregal. No último encontro no Estádio León, a vitória foi dos donos da casa por 2 x 0, em partida válida pela 11ª rodada do Apertura.
APOSTA INDICADA E PALPITE
O mando de campo certamente será um fator positivo para o León. Porém, embora o favoritismo esteja do lado dos Panzas Verdes, o Pumas UNAM pode surpreender como na semifinal e levantar o caneco em pleno Nou Camp. Apesar disso, o palpite é na vitória e título da equipe esmeralda por 2 x 1. A bet365 paga 1.57 em apostas favoráveis à equipe da casa.
Odds: 1 (1.57| x (4.20)| 2 (5.00)
Foto destaque: Reprodução/FNV