León é lider e Tijuana entra na zona de playoffs

Nesta sexta-feira (04), mais três jogos marcaram a oitava rodada da Liga Guard1anes MX. Por certo, o jogo mais importante do dia foi a vitória fora de casa do León sob o Necaxa. Posteriormente, o Tijuana travou a boa fase do Monterrey. Por fim, Juárez e Santos Laguna ficaram no empate sem gols.

Como resultado dessas partidas, o León chegou a liderança com 17 pontos. O Monterrey estacionou na sexta colocação e junto com ele na zona de playoffs está o Tijuana que alcançou a décima segunda posição. Santos, Necaxa e Juárez seguem fazendo parte dos últimos seis colocados.

LIGA MX GUARD1ANES 2020 – 8ª RODADA

NECAXA 0 x 2 LEÓN

No Estádio Victoria, o Necaxa entrava em campo buscando pontos para subir na tabela. No entanto, o seu adversário, León, chegava ao jogo com quatro partidas de invencibilidade. Dessa maneira, o time visitante era franco favorito para o confronto. Ademais, caso vencesse chegaria a liderança do torneio.

A primeira grande chance do jogo veio aos 9 minutos, quando o time da casa puxou um grande contra-ataque. No entanto, Ian González chutou nas mãos do goleiro. Depois disso, poucas foram as boas jogadas de ambos os times. Nenhuma finalização levava perigo ao gol adversário, até que aos 37 minutos, o arbitro marcou pênalti para o León. Angél Mena precisou de duas cobranças para vencer Luis Malagón e abrir o placar. O primeiro tempo terminou 1 x 0.

Com o resultado a seu favor, os visitantes começaram a dominar as ações do jogo e achar bons ataques. Aos 47 minutos, outro pênalti foi marcado para os Panzas Verdes. Mena foi de novo para a cobrança e ampliou a diferença. O  Necaxa, então, foi para o ataque tentar diminuir e conseguiu chegar com perigo com grandes chutes de fora da área. As esperanças do time da casa acabaram, quando aos 77 minutos, o capitão Claudio Baeza fez falta dura no meio de campo e foi expulso. Fim de jogo, vitória do León e liderança alcançada na rodada.

TIJUANA 2 x 1 MONTERREY

Os dois times vinham para este confronto em fases completamente distintas. O Tijuana estava no seu pior momento no campeonato, tendo feito apenas 3 pontos nos últimos 12 disputados. Por sua vez, o Monterrey, finalmente, havia encontrado seu bom futebol e 8 dos últimos 12 jogos. No entanto, o jogo contrariou o retrospecto.

Logo aos três minutos, o time da casa já abria o placar. Fabián Castillo tabelou com Édgar López e acertou um chute forte dentro da área para fazer 1 x 0. Minutos depois, quase que vem o empate. Monterrey chegou de forma perigosa em chute de fora da área de Jesús Gallardo. Depois de grandes jogadas de ambos os lados, finalmente a bola tocou a rede mais uma vez. Os Rayados puxaram um grande contra-ataque, depois de uma boa triangulação, Pabón cruzou e Funes Mori empatou o jogo. O primeiro tempo acabou com 1 x 1 no placar.

O segundo tempo teve inicio e mais uma vez, o Monterrey assustou em chute de fora da área, mas Jonathan Orozco fez grande defesa. Como resposta, o Tijuana veio rápido em contra-ataque mas Hugo González saiu bem para impedir a finalização. No entanto, Gonzalez nada pode fazer aos 53 minutos. Depois de mais uma jogada em velocidade, Fabian Castillo saiu cara a cara com o goleiro e tocou por cobertura para colocar o Tijuana na frente.

Depois do gol, poucos lances saíram com perigo e a vitória do time da casa os colocou na décima segunda colocação. Como resultado disso, o Tijuana está no grupo que se classifica para os playoffs.

JUÁREZ 1 x 1 SANTOS LAGUNA

As duas equipes vem procurando recuperação no campeonato. O Juárez não vence uma partida desde a segunda rodada do campeonato e só fez dois pontos nos últimos 15 disputados. Apesar da vitória na última rodada, o Santos Laguna soma apenas cinco pontos nos últimos cinco jogos. Como resultado do fraco desempenho das duas equipes, um empate fraco era um resultado esperado e foi o que aconteceu.

O primeiro tempo do confronto foi de uma coleção de jogadas criadas a partir de falhas adversárias e de arremates longe do gol adversário. A melhor chance se deu aos 23 minutos, quando, Diego Valdéz saiu cara a cara com o goleiro do Juárez. No entanto, quando foi tocar para Octavio Rivero, Bruno Romo se recuperou para interceptar e Iván Vázquez salvou.

No segundo tempo foi que saíram os dois gols do confronto. Primeiramente, em penalti infantil feito por Fernando Gorriarán em Maximiliano Olivera. Dário Lezcano foi para cobrança e abriu o placar para o time da casa. Quando tudo parecia ter fim, todavia, o Santos Laguna conseguiu o empate aos 82 minutos. Bryan Garnica aproveitou o rebote de um cruzamento e sozinho colocou a bola na rede para fazer 1 x 1. Com o placar de igualdade, ambas as equipes seguem nas últimas colocações.

Foto Destaque: Divulgação/EFE

Yuri Murta
Estudante de jornalismo e geografia, apaixonado por futebol e por tudo que o cerca. Isso define quem é Yuri Lima Murta. O amor pelo esporte vem desde pequeno e o gosto por relacionar ele com outros temas vem desde o colégio, não atoa a minha monografia na faculdade de Geografia tem como tema a “Chapecoense e a cidade de Chapecó: Como o clube reflete a cidade”

Artigos Relacionados