O chinês Chen Zhizhao chegou ao Brasil no ano de 2012. Contratado pelo Corinthians, logo ganhou o apelido de Zizao. Aos 23 anos, o meia atacante veio sem custos para o clube, num empréstimo de dois anos junto ao Nanchang Hengyuan. Carismático, logo caiu nas graças da torcida alvinegra e se tornou o “chinês da Fiel”. Recebeu a camisa de número 200, em alusão aos bicentenário da imigração chinesa para o Brasil. Além disso, foi apresentado no salão nobre do Parque São Jorge, honra que apenas Acosta, Ronaldo e Roberto Carlos haviam recebido recentemente.

À época de sua contratação, o futebol chinês era pouco conhecido no Brasil, sendo lembrado apenas pelos altos salários que tiraram Darío Conca do Fluminense. Zizao foi uma aposta da diretoria do Corinthians, visando a expansão da marca do clube no mercado asiático. Contudo, seu melhor momento na equipe não foi dentro de campo, e sim fora dele: em 2013, o atleta protagonizou um vídeo no qual imitava uma propaganda da Caixa, patrocinadora do clube. Juntamente com Paulinho, Emerson Sheik e Fábio Santos, a gravação rapidamente viralizou. Confira o vídeo abaixo.

A passagem de Chen Zhizhao pelo Corinthians durou pouco. Com o técnico Tite, o atleta teve poucas oportunidades, participando de somente cinco partidas. Não marcou nenhum gol, mas deu uma assistência no confronto contra o Paulista, em Jundiaí, pelo Campeonato Paulista de 2013. No lance, o chinês driblou dois marcadores, chegou à linha de fundo e rolou para Giovanni marcar. No entanto, a falta de tempo de jogo não impediu que Zizao fosse convocado para a Seleção Chinesa, também em 2013. Sua contratação e principalmente sua estreia repercutiram bem no país asiático. Nesse mesmo ano, foi campeão do Paulistão.

E depois?

Com o fim do empréstimo na capital paulista, o atleta retornou para seu país natal, atuando pelo Nanchang por mais uma temporada. Em seguida, foi contratado pelo Beijing Guoan, onde ficou de 2014 a 2016, quando foi vendido ao Guangzhou R&F, clube que defende atualmente. Hoje com 31 anos, Chen Zhizhao soma 160 jogos como profissional, com 16 gols marcados e 12 assistências. Apesar de sua convocação, Zizao nunca entrou em campo vestindo a camisa da China. No Guangzhou, atuou com o volante Júnior Urso, hoje no elenco do Corinthians. Devido às muitas contratações da sua equipe, o chinês atuou pouco na temporada 2019.

Tal qual Colim Kazim-Richards, o ponto mais importante do atleta no clube paulista foi o carisma. Sempre sorridente, beijando o escudo e até namorando uma palmeirense, Zizao não brilhou, mas aproveitou sua passagem pelo Brasil. Programas de televisão, fotos com Pelé e memes marcaram sua estadia no Corinthians. Contratado pelo marketing, o jogador cumpriu seu papel. Resta ver o que o futuro lhe reserva.

Foto destaque: Rodrigo Dionisio/Agência Estado

Avatar
Vinícius Ferreira
Vinícius Szafran Ferreira, 23 anos, um paulistano apaixonado por esportes, com o sonho de cobrir grandes eventos esportivos ao redor do mundo. Depois de uma experiência de três anos como aluno de Ciências Biológicas, senti a necessidade de mudança. Decidi trilhar um caminho que sempre pensei em seguir, e hoje sou estudante de Jornalismo na Universidade Paulista - UNIP.
http://redacao%20fnv

Artigos Relacionados