Nesta terça-feira (12), a Juventus recebe o Atlético de Madrid, no Juventus Stadium, em Turim, na Itália, às 17h (horário de Brasília), em duelo de volta das oitavas de final da UEFA Champions League 2018–19. Os Bianconeros vão em busca de reverter a duelo de ida no Wanda Metropolitano, do qual perderam por 2 x 0. Ambos enfrentarão problemas para montar as escalações de suas equipes, sendo que têm vários desfalques importantes dos dois lados.
Juventus
A Juv vem de cinco vitórias consecutivas no Campeonato Italiano, as últimas duas sobre Napoli (2 x 1) e Unidese (4 x 1). O destaque do time na temporada, o português cinco vezes melhor do mundo, Cristiano Ronaldo, passou em branco e foi poupado do último confronto, visando a partida pela Champions. Desta forma, o atacante foi ultrapassado por Quagliarella, da Sampadoria, na artilharia Calcio por um gol. A Vecchia Signora lidera o campeonato com 66 pontos, 18 a mais que o vice-líder Napoli. O técnico Massimiliano Allegri não poderá contar como brasileiro Douglas Costa, que voltou a sentir uma lesão na panturrilha. Além dele, seu compatriota, Alex Sandro, também não joga por lesão. O Departamento Médico bianconero ainda conta com Barzagli, De Sciglio, Khedira e Cuadrado.
“Vamos precisar pressionar e pensar em um gol de cada vez. Não se faz dois ou três gols em uma única jogada, mas sabemos que se constrói um grande resultado com eficiência e volume de jogo”, disse Allegri. “Todo mundo sabe que o Atlético é uma equipe forte, que defende muito bem. Teremos que fazer todo o possível para ganhar. Os pequenos detalhes contarão”, declarou Cristiano Ronaldo à emissora do clube.
https://twitter.com/juventusfc/status/1105147943328366592?s=19
Provável escalação: Szczesny; João Cancelo, Bonucci, Chiellini e Spinazzola (Cáceres); Bentancur, Pjanic e Matuidi; Dybala, Mandzukic e Cristiano Ronaldo. Técnico: Massimiliano Allegri.
Atlético de Madrid
Os Colchoneros vêm de quatro vitórias seguidas no Campeonato Espanhol, do qual são vice-líderes, com 56 pontos, sete pontos atrás do líder Barcelona. Destaque dos Rojiblancos é o atacante francês Antoine Griezmann, com 12 gols e sete assistências. O recém-chegado, Álvaro Morata, já soma três gols nos últimos jogos dois jogos que foi titular, este que deve ser o titular ao lado de Griezmann, uma vez que o técnico argentino, Diego Simeone, não poderá contar com Diego Costa, suspenso e lesionado. Outro suspenso é Thomas Partey. Já entre os machucados, estão o lateral esquerdo brasileiro Filipe Luís e seu reserva imediato, o francês Lucas Hernández. Saúl, Juanfran, Griezmann e Morata não jogaram frente ao Leganés, pelo Campeonato Espanhol, claramente poupados para o decisivo confronto.
“Quando se disputa uma fase tão importante com duas equipes fortes a decisão é sempre resolvida em dois tempos. Quem se mostrar melhor nos dois encontros é quem passa. Temos a perfeita noção que vamos defrontar uma grande equipe. Ronaldo? Não tenho que falar apenas dele, há Dybala, Mandzukic, e muitos outros jogadores importantes na Juventus com que tenho que me preocupar”, analisou Simeone, que adiantou a presença praticamente certa de Diego Godín na defesa.
https://twitter.com/Atleti/status/1105175064054517760?s=19
Provável escalação: Oblak; Juanfran, Giménez, Godín e Montero (Solano); Saúl, Rodri, Lemar e Koke; Griezmann e Morata. Técnico: Diego Simeone.
Retrospecto
Foram oito jogos entre as equipes em toda a história com vantagem para a Juventus. São quatro vitórias bianconeras contra três rojiblancas. Ainda contendo um empate. A Juv marcou 10 gols nestes jogos e o Atléti nove. A maioria dos confrontos são nas antigas, na década de 60, toda pela Taça das Feiras, precursora da Liga Europa, anteriormente conhecida como Taça UEFA. Em 1963, no jogo de ida das oitavas de final, 1 x 0 para os italianos, que também venceram na volta, já em 1964, por 2 x 1. Em 1965 jogaram três vezes, com uma vitória para cada lado por 3 x 1, que forçou um terceiro jogo (comum à época), vencido pela Juventus pelo mesmo placar. Mais recentemente, em 2014, pela fase de grupos do Grupo A, o Atlético venceu em Madri por 1 x 0 e empatou na Itália sem gols. No duelo de ida desta da UEFA Champions League 2018-19, vitória do espanhola por 2 x 0.