Junior Barranquilla x Atlético-PR – Da taça sul-americana à classificação na Libertadores

Colômbia e Brasil disputam o título de campeão da Copa Sul-Americana de 2018. O confronto de ida entre Junior Barranquilla e Atlético-PR acontece nesta quarta-feira (5), a partir das 22h45 (Brasília), no Estádio Metropolitano Barranquilha.

A equipe colombiana chegou à final após vencer os dois jogos contra o Santa Fe por 2 x 0 (ida) e 1 x 0 (volta). E para fazer história colocando seu nome no cenário internacional, tem o desafio de ser o mandante do primeiro confronto em busca da taça e promete ser o obstáculo mais duro para o rubro-negro até o momento.

Um dos grandes destaques na trajetória Barranquilla  é Téo Gutiérrez. O atacante é considerado o principal jogador pelo técnico Júlio Comesaña e será o principal desfalque na decisão contra o Atlético-PR, que acabou expulso no jogo de volta da semifinal da competição. Fuentes, que também recebeu o vermelho, fica de fora. Os possíveis substitutos são Yony González e German Gutiérrez, respectivamente.

Provável Escalação: Viera; Piedrahita, Jefferson Gómez, Rafael Pérez e David Murillo; Narváez, James Sánchez, Cantillo e Barrera; Luis Díaz e Daniel Moreno. Técnico: Júlio Comesaña.

ATLÉTICO-PR

Apesar de não conseguir se classificar à Libertadores do ano que vem pelo Brasileirão, a equipe brasileira tem mais uma chance de conquistar a sonhada vaga se levar o título de campeã na Copa Sul-Americana.

Após vencer o Fluminense nos dois jogos da semifinal pelo placar de 2 x 0, se tornou a primeira finalista da competição, e segue confiante com o triunfo sobre o seu rival nesta quarta.

O argentino Lucho González, um dos candidatos à vaga no meio do rubro-negro, é o jogador mais experiente no que se trata de competições internacionais, com um título de Libertadores no currículo inclusive, e acredita que esta decisão será decidida nos detalhes:

“Este confronto será dificílimo. Assim como nós tivemos méritos para chegar até a final, o Junior também teve. Temos que respeitar, porque é um adversário muito bom e uma final se ganha em detalhes. Temos que seguir focados. (Mas,) nosso grupo está muito bem preparado psicologicamente para jogar em qualquer estádio, inclusive os atletas mais jovens.”

Sem confirmar seus titulares contra o Junior Barranquilla, o técnico Tiago Nunes estudou seu adversário e fez suas observações:
“É um adversário de muito valor. Tem um grande treinador, ótimos jogadores e em um país em que tem muita tradição no futebol. Temos muito respeito e espero que o time que merecer mais consiga essa conquista.”
Além disso, acredita que a conquista do título será a prova definitiva da campanha do Atlético na temporada, ainda mais depois de assumir o comando da equipe:
“Acho que pelo merecimento de um trabalho desenvolvido não só por mim, mas por todos dentro do clube. É hora de aproveitar esta situação ao máximo e, por que não, sonhar com o título. Os atletas fizeram isso acontecer. É o momento de aproveitar. Não é sempre que se está em uma final de torneio continental.” 

Provável Escalação: Santos; Jonathan, Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Lucho, Bruno Guimarães e Veiga; Marcelo, Nikão e Pablo. Técnico: Tiago Nunes.

RETROSPECTO

Junior Barranquilla e Atlético-PR entram em campo pela primeira vez na história.

Beatriz do Vale
Comunicativa desde pequena, graduada em Rádio e TV e também em Jornalismo pela FIAM, e pós-graduada pela Cásper Líbero. Tudo o que envolva pesquisa, escrita, locução, entrevista e criação, busco me aprimorar e fazer o melhor. Futebol na Veia surgiu sem qualquer pretensão e, hoje, me proporciona uma verdadeira imersão neste mundo esportivo, com ensinamentos pessoais e profissionais a cada dia. Sou paulistana, 30 anos, não sou parente do Luciano, mas vou experimentando...

Artigos Relacionados