Junichi Inamoto: o primeiro japonês a jogar na Premier League

- O meio-campista japonês jogou no Arsenal, mas teve grande sucesso no Fulham

Nesta semana a coluna Samurais da Bola irá contar a história de Junichi Inamoto, o primeiro japonês a disputar a Premier League. O meio-campista, que trocou o Japão pela maior liga do Mundo, jogou pelo Arsenal, Fulham, West Brom e Cardiff. Além do futebol inglês o atleta teve passagens pela França, Alemanha e Turquia.

GAMBA OSAKA

Junichi Inamoto começou sua carreira nas categorias de base do Gamba Osaka, o atleta teve sua primeira chance como profissional em 1997. Logo no início já chamava atenção por sua determinação e habilidade. Ainda na temporada de estreia, aos 17 anos, o meia fez seu primeiro gol.

Foto: Reprodução/GettyImagens

Na temporada seguinte o meia continua se destacando, marcando inclusive seis gols na J-League. Jogando cada vez melhor, o jogador foi convocado para seleção sub-20 do Japão, para disputar o Mundial da categoria. Na competição internacional ajudou o país a chegar ao segundo lugar sendo um dos destaques.

Na sequência o atletadisputoujogou as olimpíadas e logo teve sua chance na equipe principal do Japão. Ademais, a cada ano que passava o jogador era um dos principais nomes da seleção e do Gamba Osaka.

ARSENAL

Então, em 2001 após todo esse sucesso, o Inamoto chamou a atenção de Arsene Wenger, treinador do Arsenal. Contudo, o jogador havia assinado um contrato de empréstimo de apenas uma temporada. Com isso, sua passagem pelos Gunners acabou não sendo das mais notáveis.

O atleta tinha se tornado o primeiro jogador japonês do clube, mas contava com uma concorrência pesada no meio campo. Na época o time titular tinha Patrick Vieira e Ray Parlour. Sendo assim, sobrou para o meia jogar apenas quatro partidas, entre a Copa da Liga e a Liga dos Campeões.

Foto: Reprodução/Trivela

Apesar de não ter feito um jogo pela Premier League, o jogador é considerado campeão pelo clube. Sua passagem ainda lhe rendeu a convocação para Copa de 2002, onde foi um dos destaques dos Samurais Azuis, inclusive indicado para o Ballon D’or.

FULHAM

Após, a passagem decepcionante pelo Arsenal, o atleta foi anunciado como novo jogador o Fulham, novamente por empréstimo. Era então, a chance que Inamoto queria para mostrar seu futebol na Terra da Rainha. Não demorou muito e meia virou titular absoluto da equipe londrina.

Foto: Divulgação/Fulham

Logo, o jogador se destacou marcando gols importantes contra grandes adversários, dentre eles o gol da vitória contra o Manchester United fora de casa. Ademais, não foi apenas no âmbito nacional que se destacou, o atleta ajudou o clube ao título da Copa Intertoto. Na semi-finais da competição o atleta marcou quatro gols, sendo um hat-trick no segundo jogo contra o Bologna.

Foram duas temporadas pelo Cottagers, onde em 51 partidas o jogador marcou seis gols. Contudo, quando o jogador estava se firmando e tinha tudo para permanecer no clube, o atleta sofreu uma fratura na tíbia e acabou voltando para o Gamba Osaka.

WEST BROMWICH E CARDIFF

Então, em 2004 o meia japonês foi anunciado como reforço do West Bromwich. O atleta era um pedido do técnico Gary Megson, o jogador teve poucas chances, já que com o treinador foi dispensado após seis meses. Porem, com a chegada de Bryan Robson, Inamoto não teve nenhuma chance e acabou sendo emprestado.

Foto: Reprodução/Birmingham Daily

Para a disputado do final da temporada, o atleta foi defender o Cardiff onde impressionou muito com seu bom futebol. Com isso, o atleta foi chamado de volta para aos Baggies para época seguinte. Então na volta ao clube, Inamoto foi um dos destaques, apesar do rebaixamento da equipe.

Contudo, apesar dos mal resultado da equipe o atleta acabou sendo novamente convocado para uma Copa do Mundo. Por fim, o japonês se tornou o primeiro jogador do West Brom a jogar uma Copa depois de 20 anos.

AVENTURA NA EUROPA

Após fazer uma boa Copa do Mundo, o jogador foi contrato pelo Galatasary e logo se tornou o grande jogador da equipe. Ademais, pela equipe da Turquia Inamoto marcou seu primeiro gol pela Liga dos Campões contra o Bordeaux. Ademais, não salvou a equipe da eliminação, no final da temporada não renovou contrato e saiu do clube.

Em 2007, o jogador foi anunciado como novo reforço do Eintracht Frankfurt, assinou um contrato de dois anos com o clube. Logo, o atleta se destacou e ajudou o time a fazer uma boa temporada. Na época seguinte Inamoto mostrou seu ótimo futebol, mas acabou trocando de clube seis meses antes do fim do contrato.

Foto: Reprodução/Sky Sports

Com isso, o Rennes da França, anunciou o jogador, foram apenas seis meses. Enfim, o atleta não teve tantas oportunidades e resolveu voltar para o futebol japonês.

RETORNO AO JAPÃO

Então, em 2010 o jogador retornou ao Japão para defender o Kawasaki Frontale, logo na chegada o atleta voltou a mostrar seu bom futebol. Suas atuações renderam mais uma convocação para sua terceira Copa do Mundo. Após alguns anos o jogador recuado para zagueiro, foram, cinco anos no clube, onde foi um dos destaques da equipe.

Foto: Reprodução/Shanghai Daily

Após o fim do seu contrato com o Frontale, o Consadole Sapporo anunciou Inamoto, na época o clube disputava a J-League 2. Porém não demorou muito para se tornar ídolo, ao ajudar o clube a voltar a J-League. Depois da promoção o atleta se tornou cada vez mais adorado no clube, por ajudar a chegar na 4ª colocação em 2018. Por fim, depois de sua passagem, o Inamoto decidiu jogar na J-League 3.

Foto Destaque: Divulgação/Arsenal

Eddie Toschi

Sobre Eddie Toschi

Eddie Toschi já escreveu 88 posts nesse site..

Edwaldo Toschi, bacharel em Direito e especialista em Jornalista esportivo através de cursos ministrados por jornalistas renomados como Alexandre Praetzel, Celso Unzelte, Mário Marra dentro outros. Sou um apaixonado por futebol. Apresentador do canal Sai Que é Sua no YouTube.

BetWarrior


Poliesportiva


Eddie Toschi
Eddie Toschi
Edwaldo Toschi, bacharel em Direito e especialista em Jornalista esportivo através de cursos ministrados por jornalistas renomados como Alexandre Praetzel, Celso Unzelte, Mário Marra dentro outros. Sou um apaixonado por futebol. Apresentador do canal Sai Que é Sua no YouTube.

    Artigos Relacionados

    Topo