Jogador da Premier League se assume homossexual em carta

- A pedidos do próprio atleta, identidade não foi revelada pelo jornal inglês The Sun
homossexual

Nesse sábado (11), uma notícia no jornal inglês The Sun, chamou  atenção no mundo do esporte. Posteriormente, uma matéria que divulgava uma carta anônima de um jogador que se assumia homossexual, foi um dos assuntos mais comentados do dia. Sobretudo, o atleta preferiu não revelar sua identidade, alegando receio de sofrer repressões.

A carta foi entregue pela presidente da Justin Fashanu Foundation, Amal Fashanu. Em suma, a organização fundada em 2018, é uma instituição de apoio a atletas homossexuais do Reino Unido. A moça é sobrinha de Justin Fashanu, ex-jogador da década de 70 e 80, que foi o primeiro profissional no futebol, a assumir abertamente sua sexualidade. O falecido atleta, é símbolo de resistência no esporte.

Sou gay. O mero feito de escrever as seguintes linhas já é um grande passo para mim. Mas só minha família e um reduzido grupo de amigos sabe disso. Não me sinto preparado para compartilhar com meus companheiros e meu treinador. Como viver assim? O dia a dia pode ser um pesadelo completo. Cada vez afeta mais minha saúde mental. Me sinto aprisionado e meu grande medo é de que se eu revelar a verdade sobre o que sou apenas piore as coisas“, – dizia um trecho da carta.

RELEMBRE ALGUNS JOGADORES QUE SE ASSUMIRAM GAYS

THOMAS HITZLSPERGER

O ex-meia, Thomas Hitzlsperger, fez parte do elenco da Seleção da Alemanha, que foi a 3º colocada na Copa do Mundo de 2006.  Posteriormente, o craque também participou da Copa das Confederações de 2005 e da Eurocopa de 2008. Se assumiu homossexual em janeiro de 2014, poucos meses após anunciar sua aposentadoria. Seu último clube foi o Everton Football Club.

“Declaro minha homossexualidade porque desejo que essa questão avance no mundo do esporte profissional”, afirmou em entrevista ao jornal alemão Die Zeit.

https://twitter.com/DFB/status/1276852879438086151?s=20

COLLIN MARTIN

O meio-campista, Colin Martin, é atleta profissional do futebol estadunidense, onde atua pelo San Diego Loyal no campeonato da USL. Anteriormente, jogou pelo DC United e pelo Minnesota United FC na Major League Soccer. Além desses, também passou pelo Richmond Kickers e Hartford Athletic na United Soccer League. Nesse ínterim, se assumiu publicamente em junho de 2018, tornando-se na época o único homem de fora, em qualquer uma das cinco grandes ligas esportivas americanas a se declarar gay. Atualmente, Martin encabeça uma campanha para que atletas LGBT's deixem de esconder sua sexualidade.

https://www.instagram.com/p/BypxC5_AdAf/?utm_source=ig_web_copy_link

ANTON HYSÉN

Ex-trainee do BK Häcken de 2007 a 2009, Anton Hynsén, também ingressou no UtsiktensBK, no ano de 2010. Nascido em Liverpool, é filho do ex-jogador sueco da década de 80 e 90, Glenn Hysén. Se assumiu em março de 2011, durante entrevista para a revista sueca, Offiside

https://www.instagram.com/p/CCV5nCGDpgB/?utm_source=ig_web_copy_link

OLIVER ROUYER

O ex-jogador da Seleção Francesa, Oliver Rouyer, participou da Copa do Mundo FIFA de 1978, sediada na Argentina. Contudo, na competição,  a França terminou na 12º colocação, dentre os 16 participantes. Declarou-se homossexual depois de se aposentar, sendo considerado o primeiro futebolista gay a disputar a Copa do Mundo FIFA. Atualmente é político.

DAVID TESTO

O meio-campista foi o primeiro jogador profissional de futebol dos EUA a assumir sua homossexualidade em 2011. Durante seu último ano de carreira, defendeu o Vancouver Whitecaps. Todavia, desde então, faz parte do grupo “You Can Play“, uma iniciativa que visa combater a homofobia nos esportes em território norte-americano.

Foto destaque: Tyc Sports

Karine Valbusa

Sobre Karine Valbusa

Karine Valbusa já escreveu 243 posts nesse site..

Jornalista em formação. Atualmente curso o 6° semestre em jornalismo pela Unicsul. Esporte sempre foi uma paixão, escrever foi um hobby descoberto. Desse modo, fiz do útil, agradável. Prazer, sou Karine Gomes 😉

BetWarrior


Karine Valbusa
Karine Valbusa
Jornalista em formação. Atualmente curso o 6° semestre em jornalismo pela Unicsul. Esporte sempre foi uma paixão, escrever foi um hobby descoberto. Desse modo, fiz do útil, agradável. Prazer, sou Karine Gomes ;)

    Artigos Relacionados

    Topo