Formado no Sporting, o meia Joelson Fernandes, de apenas 17 anos, desperta o interesse de grandes clubes europeus, como RB Leipzig, Barcelona, Arsenal e agora o Borussia Dormtund. O jovem africano, que também tem nacionalidade portuguesa, subiu recentemente para o plantel principal, porém ainda não jogou. Mas, na liga revelação, Fernandes tem cinco gols e duas assistências em 28 jogos.

A equipe alemã já vem apostando em jovens talentos para compor sua equipe e depois vendê-los valorizados nas janelas de transferências. Nomes recentes como Pulisic, e agora Sancho, são bons exemplos dessa prática. No entanto, sobre a possível compra de Joelson, o que se sabe no momento é que o contrato da jovem estrela vai até 2022. Além disso, há uma multa de 45 milhões de euros (R$ 270 milhões). Mas, o time português quer aumentar o valor para 100 milhões de euros (R$ 600 milhões). Isso para prolongar o contrato de Joelson e, assim, dificultar um possível acordo pelo atacante.

Joelson Fernandes: o sucessor de Cristiano Ronaldo no Sporting

Enquanto vê seu nome ser especulado em grandes equipes, a joia portuguesa também é alvo de comparações com Cristiano Ronaldo. Isso porque, a imprensa portuguesa já o coloca como sucessor de CR7. Aliás, o Sporting é considerado uma “fábrica de jovens talentosos”, como outros ex-atletas dos Leões que também são grandes nomes como: Nani, Luís Figo e Ricardo Quaresma“É verdade. Ser comparado a tais jogadores coloca mais pressão em mim,” revelou Joelson ao O Jogo em uma entrevista recente, quando perguntado sobre a pressão de ter seu nome associado a ex-atletas da base do clube que tiveram sucesso. “Eu sigo seus exemplos e tento adquirir o melhor de cada um.”

E a jovem estrela já nasceu com futebol em seu DNA. Isso porque ele é filho de Eusébio Mango, que jogou tanto pelo Sporting quanto pelo Porto, na base, antes de rodar pelas divisões inferiores de Portugal. Atualmente o pai é empresário de Joelson Fernandes e cuida da carreira da estrela. O meia nasceu na Guiné-Bissau, onde começou a jogar futebol na Academia Valusa do Bairro Militar, e foi com 11 anos para Portugal.

Em solo lusitano, o jovem foi descoberto em treinos de captação do Sporting no Polo Universitário. E ele já foi chamado à seleção Sub-15, Sub-16 e Sub-17 de Portugal. Seu desempenho tem se destacado tanto, que o jornal francês L'Équipe destacou-o recentemente como um dos seis prodígios do futebol europeu, juntamente com Ansu Fati (Barcelona), Sebastiano Esposito (Inter Milan), Karamoko Dembele (Celtic Glasgow), Mohamed Ihattaren (PSV Eindhoven) e Karim Adeyemi (Red Bull Salzburgo).

Foto destaque: reprodução/Twitter Sporting 

Carla Taíssa
Carla Taíssa
Estudante de jornalismo, escritora e fotógrafa freelancer. Futebol, esportes de velocidade, futebol americano e basquete são suas paixões quando não está escrevendo ou viajando. Conheça suas fotos no Instagram @25springs.

Artigos Relacionados