Aos 33 anos, o atacante inglês Jamie Vardy já garantiu seu lugar na história do futebol mundial e do Leicester City, ao ser um dos comandantes na título inédito da temporada 15/16, além de boas campanhas que renderam acessos à principal divisão do Campeonato Inglês. Contudo, o camisa 9 quer mais e pode alcançar mais uma recorde em sua carreira.

Com 19 gols na temporada, Vardy pode ultrapassar o histórico atacante Didier Drogba e se tornar o jogador mais velho a vencer a Golden Boot, prêmio dado ao artilheiro da Premier League na temporada. Todavia, o posto já é do inglês, que ainda disputará nove jogos nessa reta final. Lembrando que Drogba alcançou o a marca na temporada 09/10, com 32 anos e 29 gols, além de ter vencido anteriormente em 06/07, quando marcou 20 gols.

https://twitter.com/LCFC/status/1272614970593890315?s=20

Busca pelo recorde

Atualmente, Vardy está dois gols a frente de Aubameyang, do Arsenal, jogador que já foi o artilheiro da Premier League última temporada, quando terminou empatado com Mohamed Salah e Sadio Mané, atacantes do Liverpool. Na época, o trio conquistou 22 gols cada. Outro fator que pesa a favor do inglês é sua média de gols por jogo na atual temporada: 0,73.

Em contrapartida, uma média que não joga a favor de Vardy é a de gols marcados pelos vencedores da Golden Boot. Ao passo que, no geral, são marcados 30 por temporada, número nunca atingido pelo atacante do Leicester.

Outros recordes

De antemão, os jogadores com mais gols marcados em uma temporada da competição são Andy Cole (93/94) e Alan Shearer (94/95), com impressionantes 34. Contudo, o campeonato era jogado em 42 rodadas. No formato atual, com 38 rodadas, o recorde é de Salah, com 32 gols em 17/18.

Por outro lado, o artilheiro mais novo foi Michael Owen em 97/98, com apenas 18 anos e jogando pelo Liverpool. Já clube com mais vencedores da premiação é o Arsenal, com 7. Vardy possui o título de jogador com maior sequência de jogos marcando gols, sendo 11 partidas entre agosto e novembro de 2016.

 

Foto destaque: Divulgação/ Leicester City.

Tarik Duarte
Tarik Duarte
Contador de histórias que largou tudo pra seguir o jornalismo e sonha em viajar o mundo mostrando a emoção do esporte com letras e imagens. Diretamente do calor de Belém do Pará.

Artigos Relacionados