Italiano

A Federação Italiana de Futebol divulgou, na última quarta-feira (14), todos os 38 confrontos da temporada 2021/22. Assim, o Campeonato Italiano vai começar no dia 22 de agosto, e terminar em maio de 2022. Além disso, no dia seguinte, a Série A também anunciou a proibição de uniformes verdes para a próxima edição da liga.

Decerto, após a conquista do Scudetto pela Inter no último Italiano, a expectativa é que nessa temporada o torneio seja ainda melhor, com a Nerazzurri defendendo o título. Enquanto Juventus, Atalanta, Milan e outros, vão lutar contra o objetivo da equipe de Simone Inzaghi.

Assim, a atual campeã Inter estreia no torneio contra o Genoa em casa. Enquanto isso, o Milan, vice-campeão no ano passado, visita a Sampdoria em Gênova. Já a Atalanta, de Gasperini, que ficou na 3ª posição, vai viajar para pegar o Torino. Fechando o G4 da última temporada, a Juventus pega a Udinese fora dos seus domínios.

Por fim, pela primeira vez, o Campeonato Italiano não terá um segundo turno espelhado. Ou seja, os confrontos da etapa final do torneio não irão seguir a ordem estabelecida do primeiro turno, diferente de como é, por exemplo, no Brasileirão.

Todos os jogos da 1ª rodada:

Bologna x Salernitana

Cagliari x Spezia

Empoli x Lazio

Hellas Verona x Sassuolo

Internazionale x Genoa

Napoli x Venezia

Roma x Fiorentina

Sampdoria x Milan

Torino x Atalanta

Udinese x Juventus

Proibição de uniformes verdes no Campeonato Italiano

Nessa quinta-feira (15), a Federação Italiana anunciou a proibição de uniformes verdes para a temporada 2022/23. A saber, essa regra inusitada se deu para atender as redes de televisão da Itália. Uma vez que, segundo eles, o verde das camisas e shorts podem se misturar com a cor da grama e confundir o telespectador.

Entretanto, essa medida não vai impactar no Sassuolo, que usa o verde em seu uniforme principal, pois a medida visa coibir o uso da cor em segundos ou terceiros uniformes, como no caso de Atalanta e Lazio, que a usaram em suas camisas alternativas na última temporada.

Outra mudança em relação a uniformes, é que os clubes terão que jogar com kits contrastantes. Ou seja, um claro e um escuro. Ademais, se a camisa de um time possuir listras ou faixas, a do outro clube não pode repetir uma das cores. Assim, alguns clássicos do futebol italiano não terão as equipes com o uniforme principal.

Foto destaque: Divulgação/Série A

Pedro Lopes
Nasci e cresci em Minas Gerais, e aqui realizo um sonho cursando jornalismo na Universidade Federal de Viçosa. A paixão pela comunicação junto com o esporte me move a buscar um futebol cada dia mais democrático.