Austrália e Itália abriram a rodada deste domingo (9) e do grupo C, no qual estão Brasil e Jamaica, na Copa do Mundo Feminina 2019. As Matildas eram as grandes favoritas para conquistar a vitória na estreia, mas as italianas surpreenderam e venceram, de virada, no estádio Hainaut, em Valenciennes, na França. Os gols foram marcados por Barbara Bonansea para a Itália, e Sam Kerr descontou para a Austrália.

1º TEMPO

A partida começou bem animada e as italianas vieram mais para o ataque. As duas equipes se estudavam e cometiam alguns erros. Ainda no início, as Matildas chegaram duas vezes no ataque com Sam Kerr, mas sem sucesso. A Itália continuou colocando pressão e conseguiu, aos oito minutos, depois do passe de Manuela Giugliano para Barbara Bonansea colocar a bola na rede e abrir o placar do jogo, mas foi marcado impedimento e o VAR entrou em ação confirmando. Ainda melhores no jogo, as italianas levaram perigo no ataque. Após cobrança de escanteio, a goleira australiana espalma e a bola continua com as Matildas, mas depois de um passe errado, a bola fica em domínio italiano, que chuta para o gol e, novamente, a goleira Williams defende.

Depois de muitos contra-ataques, foi aos 20′ que o primeiro gol saiu. Sara Gama derrubou Sam Kerr dentro da área e a juíza marcou pênalti. Kerr cobrou a penalidade, mas a goleira Laura defendeu parcialmente. No rebote, a própria atacante colocou a bola na rede. Depois do gol, as italianas caíram um pouco de  produção e as australianas foram pra cima. Próximo do fim da primeira etapa, as Matildas tiveram chances de ampliar o placar, porém o jogo foi pro intervalo com 1 x 0 para as mandantes.

2º TEMPO

O jogo voltou animado e as italianas estavam dispostas a mudar o placar. Dez minutos depois do início da segunda etapa, Bonansea empata para as Azzurra. Após saída de bola errada da equipe australiana, Bonansea rouba a bola, dribla as jogadoras adversárias e finaliza pro gol, dando nenhuma chance pra Williams defender. Depois do gol de empate, Austrália também chega com perigo no ataque, mas as italianas conseguem segurar a pressão. Aos 67′, o VAR foi acionado novamente para analisar se teve pênalti ou não para as italianas no lance de mão, e o jogo segue normal.

As Azzurra continuam colocando pressão e, aos 80′, Sabatino recebeu na área e chutou pro gol, ela desloca a goleira do lugar, mas a bola bate na trave. Ainda acreditando na jogada, a camisa 9 pega o rebote e coloca a bola pra dentro das redes, mas é marcado impedimento e o gol é anulado. O jogo já ia indicando empate, quando nos acréscimos, aos 94 minutos, após cobrança de falta Bonansea cabeceia para o chão e a bola entra no gol, sem dar nenhuma chance de defesa para a goleira australiana. Garantindo, desse jeito, a vitória italiana por 2 x 1.

E AGORA?

Com a vitória, a Itália conquistou 3 pontos no grupo C, e está na segunda colocação, com dois gols a menos que a seleção brasileira no saldo de gols. O próximo jogo é na sexta-feira (14) contra a Jamaica, no estádio Auguste-Delaune II, às 13h (horário de Brasília). Já a Austrália está na terceira colocação e volta a campo na quinta-feira (13) diante o Brasil pela segunda rodada da fase de grupos, às 13h (horário de Brasília), no estádio de la Mosson.

Juliana Gandard
Juliana Gandard é estudante de jornalismo e escritora. Descobriu no futebol uma nova paixão. Ama um desafio e quer conhecer o mundo. Através das palavras tenta ajudar as pessoas e mostrar que mesmo quando as coisas não estão fáceis, sempre há esperança.

Artigos Relacionados