França vence e rebaixa Suécia para a Liga B (Foto: Reprodução / Xavier Laine / Getty Images)

Nesta terça-feira (17), dois jogos preencheram a 6ª rodada, e última, do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações com destaque para a vitória da França. Assim, com partidas simultâneas, Portugal venceu a Croácia, fora de casa, por 3 x 2, e encerrou sua participação com triunfo, após a criticada derrota na rodada passada. Enquanto que os franceses venceram a Suécia, por 4 x 2, e rebaixaram os visitantes para a Liga B.

Dessa forma, com os resultados, nada se alterou na parte de cima, e nem podia, já que a França estava classificada desde a rodada passada e encerra a fase com 16 pontos. Já Portugal termina na vice-liderança com 13 pontos. Por fim, a Croácia parou nos três pontos e finaliza na 3ª posição, enquanto que a Suécia, na lanterna, com os mesmos pontos, foi rebaixada à Liga B.

LIGA DAS NAÇÕES – FASE DE GRUPOS – GRUPO 3 – 6ª RODADA

CROÁCIA 2 x 3 PORTUGAL

Na primeira etapa, as seleções fizeram um jogo abaixo da média, tecnicamente. Assim, sem maiores lances de perigo e pouca inspiração, a partida ganhou um pouco de emoção a partir dos 20′, quando a Croácia começou a chegar com mais qualidade no ataque. Logo, aos 28′, Rúben Semedo afastou mal um cruzamento, e a bola sobrou para Pasalic que encontrou Kovacic. Ele chutou, Rui Patrício defendeu, e, no rebote, o mesmo Kovacic marcou.

Se faltou mais gols no primeiro tempo, na etapa final, sobrou. Após ficar com um a mais com a expulsão de Rog, Portugal chegou ao gol de empate com Rúben Dias, aproveitando sobra de uma falta de Cristiano Ronaldo. Em seguida, João Félix virou para os portugueses, após toque de Mário Rui. No entanto, durou pouco, pois aos 19′, em boa triangulação, a Croácia igualou o placar com Kovavic, novamente. Já na reta final, depois do erro do goleiro Livakovic, Rúben Dias aproveitou e anotou seu segundo gol, o terceiro e da vitória da Seleção das Quinas.

FRANÇA 4 x 2 SUÉCIA

Precisando do resultado para evitar o rebaixamento à Liga B, a Suécia saiu na frente logo aos 4′. Assim, Claesson pegou sobra na entrada da área, tirou da marcação e bateu, a bola ainda desviou em Varane para entrar no gol de Lloris. Em seguida, a França empatou com Giroud que chutou forte após passe de Thuram. Na sequência, aos 35′, Thuram, novamente, fez boa jogada na área, a bola rebateu na defesa e sobrou para Pavard, de primeira, ampliar o marcador.

Na volta do intervalo, a França seguiu superior e, aos 14′, Giroud marcou seu segundo gol, o terceiro da seleção, após cruzamento de Mbappé. Já na reta final de partida, a Suécia diminuiu com Robin Quaison, aos 43′, em cruzamento de Kulusevski. No entanto, nos acréscimos, os franceses definiram o placar com Coman, em rápido contra-ataque, e sem goleiro, finalizou para decretar o rebaixamento dos visitantes.

Foto Destaque: Reprodução / Xavier Laine / Getty Images

Ricardo do Amaral
"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 27 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."

Artigos Relacionados