O estádio Estádio Giuseppe Meazza também conhecido como San Siro foi fundado em 1926 em uma partida disputada entre Milan e Inter. Embora o estádio seja de propriedade da prefeitura, a administração é responsabilidade de ambas as equipes. O estádio já foi palco de confrontos históricos como a partida de abertura da Copa do Mundo de 1990, Inúmeras partidas da Champions League e até mesmo um show histórico da cantora Laura Pausini para um publico de 75 mil pessoas.
San Siro
Desde de que foi inaugurado sempre foi chamado de San Siro justamente pelo fator de pertencer ao distrito de mesmo nome em Milão. Entretanto, foi rebatizado em 1980 e passou a ser chamado de Estádio Giuseppe Meazza, em homenagem a um dos maiores jogadores italianos de todos os tempos. Foi um excelente atacante bi campeão mundial com a seleção da Itália em 1934 e 1938, sendo capitão na campanha do segundo título.
Revitalização do Estadio
Diante da importância que o estadio tem na historia do Milan e Inter, as equipes decidiram unir forças para realizarem uma reforma deste palco. Assim, formalizaram uma proposta de revitalização no valor 1,2 bilhão de euros (R$ 7,5 bilhões, na cotação atual) e enviaram a prefeitura da cidade. No documento enviado as equipes mostraram com concordar com uma série de exigências impostas pelo órgão para autorizar a aprovação do projeto, dentre elas a construção de um complexo esportivo e apresentar um projeto que vise melhorar as áreas verdes ao redor do estágio.
Além disso, foram apresentados dois projetos de revitalização para o estadio por duas empresas distintas. Deste modo, o primeiro é chamado “Anéis de Milão” em sua concepção prevê uma especie de construção com soluções em leed. Assim permitiria a mudança de cor nas luzes do estadio dependendo de qual equipe for disputar a partida, vermelho para Milan ou azul para Inter.
O segundo projeto conta com uma galeria de vidro em sua volta e seria uma referência a dois monumentos de Milão: o Duomo e a Galleria. Com tudo, caso seja aprovado o projeto, Inter e Milan teriam direito a utilizar o estadio por 90 anos.
Foto Destaque: AP/Dicas/Reprodução.