Inside Borussia Dortmund

Uma série com muita paixão, drama, emoção, intrigas de bastidores e muito futebol. Esses são os ingredientes que os fãs aurinegros podem esperar encontrar nos capítulos de Inside Borussia Dortmund. O documentário, dividido em quatro capítulos, com uma hora cada, disponível na Amazon Prime, deixa o torcedor por dentro dos bastidores do Borussia Dortmund. Assim, o telespectador pode reviver as emoções, altos e baixos da temporada 2018/19. Então, confira mais detalhes sobre os primeiros capítulos na coluna Futflix de hoje.

O que já se pode afirmar, de início, é que você irá descobrir porque os torcedores do Borussia Dortmund são os mais apaixonados e fanáticos da Alemanha. Além de entender a importância da equipe para a história da cidade. E, claro, mergulhar no dia a dia do clube. Isso tudo, do ponto de vista do time de futebol. Isso porque, a produção mostra detalhes como: o centro de treinamento, os dramas do vestiário em primeira mão, relatos e a vida pessoal dos jogadores. Assim, é uma série imperdível tanto para os torcedores do Dortmund, quanto para os fãs do futebol alemão.

ATENÇÃO!!! O TEXTO PODE CONTER SPOILERS. CASO NÃO QUEIRA PERDER SUA EXPERIÊNCIA, SUGERIMOS QUE ASSISTA A PRODUÇÃO E VOLTE DEPOIS, PARA A LEITURA

INSIDE BORUSSIA DORTMUND PARTE 1: O INÍCIO DE UM SONHO

No primeiro capítulo a série mergulha nas expectativas e planos da pré-temporada do clube aurinegro. Dessa forma, a produção mostra as contratações, a adaptação dos novos jogadores e o novo técnico Lucien Favre. Assim como, os fãs também podem ouvir os depoimentos com as expectativas dos jogadores para a temporada. Tanto os planos dos novos contratados, Jadon Sancho e Axel Witsel, por exemplo. Como, ainda, os desejos de superação e vitórias de peças consagradas no time como Marco Reus, Roman Bürki, Mario Götze e Marcel Schmelzer.

Um ponto importante e muito interessante da série é misturar os relatos da temporada atual com a história do clube. Dessa forma, o torcedor pode entender um pouco mais sobre Dortmund e sobre como o clube de futebol da cidade é mais do que só uma equipe esportiva. O documentário mostra a importância do time para a autoestima da cidade, como o clube faz parte da identidade local. E mostra também a paixão da muralha amarela e como a equipe driblou as diversas crises e desafios ao longo dos anos. Outro detalhe é que a produção traz ainda depoimentos de ex-jogadores falando sobre partidas históricas.

O trauma do atentado ao ônibus do clube

Um dos pontos altos e de mais emoção dessa primeira parte são os relatos sobre o ataque ao ônibus do Borussia Dortmund, em 11 de abril de 2017. Neste dia, o veículo que conduzia os jogadores aurinegros ao Signal Iduna Park para disputar as quartas de final da Liga dos Campeões contra Mônaco sofreu um atentado, um ataque com explosivos. Na ocasião, o defensor Marc Bartra se feriu no braço esquerdo e precisou de atendimento médico. Este foi, portanto, um dos eventos que mais marcou o Borussia e sua torcida nos últimos anos.

Assim, na série, você pode acompanhar o relato dos atletas sobre a experiência. Não falta emoção ao ouvir como foi chocante o atentado. Desde o medo e a confusão dos atletas, a preocupação com Bartra, o pânico dos jogadores mais jovens, e os mais experientes que tentaram se manter a racionais em meio à confusão. Além do relato do motorista do ônibus aurinegro explicando como tudo aconteceu e como ele tentou conduzir o ônibus em segurança para salvar os atletas. Essa foi uma experiência que deixou traumas na equipe. Então, a produção mostra como o clube trabalhou para recuperar os atletas.

INSIDE BORUSSIA DORTMUND PARTE 2: O PESADELO COMEÇA

Depois de um começo empolgante e que criou ilusões de títulos aos torcedores, o Dortmund começa a segunda parte da temporada. Contudo, ao contrário de seu bom desempenho inicial, na virada da metade do calendário, o clube vê as glórias ficarem para trás. Assim, o time começa a perder jogos importantes e assiste o rival Bayern de Munique se distanciar na tabela da Bundesliga. Assim como, os Aurinegros são eliminados em duas competições: na Copa da Alemanha e na Champions League.

Portanto, neste capítulo, o torcedor vê os bastidores das derrotas, a frustração dos jogadores que tentam reacender o brilho da equipe, e ainda, desentendimentos nos bastidores do clube entre funcionários. Porém, o principal drama é a lesão do capitão Marco Reus. O torcedor pode acompanhar a batalha de emoções que Marco vive: a vontade de ajudar a equipe contra o medo de voltar cedo demais e acabar piorando sua lesão.

Além disso, a série também mostra outros períodos, no passado, onde o clube também viveu crises. E, destaca como o time enfrentou essas fases. Por isso, você pode conhecer jogadores e treinadores do passado que mostram o DNA apaixonado do Borussia Dortmund.

Enfim, Inside Borussia Dortmund é uma série apaixonante e onde você pode entender detalhes e pontos de vista que não são mostrados pela imprensa ou nos jogos. Já nos dois primeiros capítulos, é uma experiência marcante descobrir mais sobre o Borussia Dortmund. Com certeza, uma produção imperdível não só para os torcedores do clube alemão, mas para todo fã apaixonado por futebol.

Foto destaque: Reprodução/Amazon Prime

Carla Taíssa
Estudante de jornalismo, escritora e fotógrafa freelancer. Futebol, esportes de velocidade, futebol americano e basquete são suas paixões quando não está escrevendo ou viajando. Conheça suas fotos no Instagram @25springs.

Artigos Relacionados