Iker Casillas

Nesta terça-feira (4), o grande guarda redes da seleção espanhola, Iker Casillas, anunciou sua aposentadoria. Assim, após mais de um ano depois de ter sofrido um infarto e se afastado dos gramados, o agora ex-goleiro disse, em publicação nas redes sociais, que é um dos dias mais importantes e difíceis de sua carreira.

O importante é o caminho que você percorre e as pessoas que o acompanham, não o destino para onde ele o leva, porque isso com trabalho e esforço vem sozinho e acho que posso dizer, sem hesitar, que esse foi o caminho e o destino dos sonhos“, escreveu Casillas no Twitter

Em carta, Casillas disse: “Hoje é um dos dias mais importantes e difíceis da minha vida esportiva: chegou o momento de dizer adeus.”

AGRADECIMENTO

Ele também agradeceu a “sua mulher, filhos, família, amigos, clubes por onde passou, presidentes dos times, companheiros de equipe, treinadores, técnicos da seleção espanhola, aos torcedores, rivais e todas as pessoas que trabalham ou trabalharam pelas equipes onde ele atuou. Mas, principalmente, obrigada ao futebol, por me permitir fazer parte dele, por ser um esporte maravilhoso, por me permitir viver uma vida cheia de paixão e emoções, por me dar momentos de felicidade, por me fazer crescer como esportista e como pessoa, por me dar a oportunidade de conhecer e compartilhar momentos com tantas e tantas pessoas incríveis. Finalmente, obrigada por me dar tudo. Tenho claro que não é um ponto final, a viagem não acaba aqui. Isto segue e estou certo que logo nos encontraremos de novo”, finalizou.

TÍTULOS 

Casillas foi sem dúvida um dos goleiros mais vitoriosos das últimas décadas. Assim, acima de tudo, conquistou diversos títulos entre clubes e seleção. Dessa forma, a princípio, foram 25 conquistas, somando seus títulos no Real Madrid, Porto e Espanha, incluindo a Copa do Mundo de 2010.

Real Madrid – 725 jogos

  • 3x Liga dos Campeões da UEFA
  • 5x La Liga
  • 2x Copa do Rei
  • 2x Mundiais de Clubes
  • 4x Supercopa da Espanha
  • 2x Supercopa da UEFA

Espanha – 167 jogos

  • Copa do Mundo de 2010
  • 2x Eurocopa (2008 e 2012)

Porto – 156 jogos

  • 2x Campeonato Português
  • 1x Taça de Portugal
  • 1x Supertaça de Portugal

OUTROS TÍTULOS

Iker Casillas foi escolhido em cinco anos para a seleção da FIFA FIFPro e foi eleito. Assim também, em outras cinco oportunidades, ganhou como o melhor goleiro do mundo pela IFFHS. Além disso, foi o jogador com mais jogos na história da Liga dos Campeões.

HOMENAGEM 

Logo os três times onde Casillas brilhou o homenagearam em suas redes sócias. Assim, são todos os clubes onde passou o goleiro fez história.

Obrigado, Casillas, para sempre um de nós”, publicou o clube português, com direito a um vídeo com lances do arqueiro.

https://twitter.com/FCPorto/status/1290609883675492352?s=20

Da mesma forma o clube merengue homenageou e o chamou de:

Melhor goleiro da história do Real Madrid e do futebol espanhol”.

https://twitter.com/realmadrid/status/1290607017502089216?s=20

FIFA E SELEÇÃO ESPANHOLA

Assim também, a Fifa não esqueceu do grande goleiro e publicou um vídeo de uma sensacional defesa do guarda redes na final da Copa de 2010 frente à frente com Robben atacante holandês.

“Um ícone da seleção espanhola”, escreveu a entidade máxima do futebol.

https://twitter.com/FIFAWorldCup/status/1290610265055268865?s=20

Igualmente a Seleção Espanhola também homenageou e agradeceu o goleiro:

O homem que elevou nossa estrela ao céu de Joanesburgo já é uma LENDA”

“🏆️🏆 Duplo campeão da Europa e campeão do mundo

https://twitter.com/SeFutbol/status/1290626005372215297?s=20

E AGORA?

Por outro lado, Iker Casillas deve retornar ao Real Madrid. Dessa forma, segundo o jornal Marca, o cargo seria de assessor do presidente do clube, de acordo com outros meios de comunicação, como embaixador do Real. No entanto, a confirmação oficial deve chegar nos próximos dias. Dessa forma, será a reconciliação do clube e do jogador. Assim, aima de tudo, haverá a oportunidade para que o goleiro volte a se sentir querido no lugar onde sempre foi sua casa.

Foto destaque: Divulgação

Alef Sousa
Sempre fui apaixonado por esportes, especialmente futebol. E vi através do jornalismo uma oportunidade de estar trabalhando com a minha Paixão. Estou no 3º Semestre da faculdade de Jornalismo. Meu grande Objetivo é torna-me repórter de campo e cobrir grandes competições. Sou um cara, extrovertido, animado, comunicativo e cheio de vontade de aprender.

Artigos Relacionados