Huracán e Cruzeiro estreiam na primeira rodada do Grupo B da Libertadores nesta quinta-feira (7), às 19h (horário de Brasília), no Estádio El Palacio, em Buenos Aires.
Além das duas equipes, o time da Venezuela Deportivo Lara e o do Equador Emelec fazem parte do grupo e duelam entrei nesta primeira rodada.
Na Libertadores do ano passado, o Cruzeiro foi eliminado nas quartas-de-final por outra equipe argentina, o Boca Juniors.
HURACÁN
No último domingo (3), o time argentino sofreu uma derrota por 1 x 0, fora de casa, pelo Patronato, somando a quinta rodada sem vencer (três derrotas e dois empates). Um cenário que pode ser explicado pela dificuldade em se adaptar com o comando do novo técnico Antonio Ricardo Mohamed Matijevich, contratado para substituir Gustavo Alfaro, que agora está no Boca Juniors.
De olho já na próxima Libertadores, o Huracán passou a temporada inteira da Superliga Argentina brigando pelo G4 e garantir uma vaga na edição de 2020. Mas, os 32 pontos conquistados o coloca em 7º lugar, dois pontos a mais que 10º, e já com poucas rodadas para o fim do campeonato, ainda corre o risco de não conseguir a vaga na Copa Sul-Americana, garantida para quem fica, fora os quatro primeiros, entre a quinta e nona posições.
Contra o Cruzeiro, o retrospecto é positivo: de 18 jogos como mandante, ganhou 12 e empatou três. Resta saber se esse período de instabilidade da equipe no cenário atual pode mudar essa vantagem negativamente. Única dúvida na estreia de amanhã é do defensor Pablo Alvarez por motivo de contusão.
https://twitter.com/CAHuracan/status/1102908864821936129
Provável Escalação: Antony Silva; Chimino, Salcedo, Mancinelli e Araújo; Damonte e Rossi; Auzqui e Roa; Licas Gamba e Lucas Barrios. Técnico: Antonio Mohamed.
CRUZEIRO
Diferentemente de seu adversário, a Raposa segue invicta em 2019: são oito partidas sem derrota (quatro vitórias e quatro empates), que garantem a 3ª posição do Campeonato Mineiro.
Sob comando de Mano Menezes há mais de um ano, o que de percebe é uma parte defensiva de muita qualidade, o que não acontece com a ofensiva. Falta agressividade.
Apesar de todo o mistério costumado a ser feito por Mano quanto à escalação, é sabido que com as três baixas da equipe: do zagueiro Dedé, suspenso, o meia Thiago Neves, em recuperação, e do atacante Raniel tambpem se recuperando de dores musculares na coxa direita. Por isso, as dúvidas da estreia geram em torno das posições desfalcadas. Na defesa, Murilo e Fabrício Bruno disputam a vaga, o meio-campo entre Marquinhos Gabriel e Rafinha.
“Especificamente sobre o Murilo, eu sempre deixo as definições para quando está próximo da disputa. Mas não vai ser o jogo da URT que vai tirar ou colocar Murilo titular contra o Huracán. Vai ser aquilo que estamos vendo há mais tempo. Vai depender da personalidade dele, da resposta sobre algumas críticas. As críticas fazem parte. Os passos seguintes precisam dar confiança”, disse o técnico.
https://twitter.com/Cruzeiro/status/1102919867102121984
Provável Escalação: Fábio; Edilson, Leo, Murilo e Egídio; Henrique e Lucas Romero; Robinho, Rodriguinho e Rafinha; Fred. Técnico: Mano Menezes.
RETROSPECTO
As equipes já se enfrentaram 36 vezes e desses encontros, o Huracán venceu 15 vezes um a mais que o Cruzeiro e empatou a sete restantes.