Hong Kong Rangers: primeiro clube asiático de futebol

- Criado em 1958, nunca se tornou uma equipe de expressão na Ásia
Hong Kong Rangers

No mundo, o primeiro clube de futebol do mundo foi fundado o Sheffield Football Club em 24 de outubro de 1857.  Dois anos mais tarde, em 1859, foi a vez do primeiro clube latino-americano ser criado foi o Clube de Críquete e Futebol de Lima. Na África, o mais antigo do continente é o Al-Ahly do Egito, criado em 24 de abril de 1907. Na Ásia, o primeiro clube de futebol profissional foi Hong Kong Rangers. Assim, vamos escalar a Muralha e ficar por dentro desta história.

Criação

Hong Kong Rangers foi fundado por um escocês de Glasgow chamado Ian Petrie e nomeou como Rangers. Assim, foi o primeiro clube asiático com um sistema moderno de gerenciamento de equipes de futebol. Apesar disso, nas primeiras temporadas, a equipe asiática não conseguiu competir, financeiramente, com os clubes. Então, focou nos jogadores da base e jovens jogadores.

多謝蘋果日報詳盡報導:話題:發半薪助職球員度疫境流浪情義勝千金武漢肺炎來襲,港超聯球季延至八月復賽,獲邀重返本地頂級聯賽的標準流浪,在足總未能保證繼續資助場租等開支後,決定棄戰餘下賽季,不過,這支班費有限的老牌球會在疫情下,除提早…

Posted by Biu Chun Rangers 標準流浪 on Monday, May 11, 2020

Petrie foi descobrindo jovens talentos, como Kwok Ka Ming, na década de 1960. Em 1970, Hong Kong Rangers contratou três jogadores profissionais escoceses. Assim, eles foram os primeiros jogadores profissionais europeus da Liga de futebol de Hong Kong. Na história, grandes jogadores como Ian Taylor, Joe Brennan, Jimmy Liddell e Derek Currie jogaram a Liga do território independente.

Títulos

Apesar de ser o primeiro clube asiático, o Hong Kong Rangers nunca foi expressivo no torneio internacional asiático. Na Taça Ásia de 1995/96, caiu na segunda fase pelo Yokahama Flugers perdendo os dois jogos : 3 x 1 e 4 x 2. No âmbito nacional, chegou cair da terceira divisão e conquista-lá na temporada 1991/92. Conquistou a segunda divisão por duas vezes: 1964/65 e 2011/12.

Conquistou somente uma vez a primeira divisão na temporada 1970/71. Nas copas, conquistou oito taças: duas vezes a Taça vice-rei de Hong Kong duas vezes, em 1973/74 e 1974/75, duas vezes a Taça FA de Hong Kong 1976/77 e 1994/95. E quartro vezes o Escudo sênior Hong Kong 1965/66, 1970/71, 1974/75 e 1994/95.

Se Hong Kong fica na china por quê o clube não disputa a Superliga Chinesa?

A questão Hong Kong e China é uma questão duras décadas. Quando o território autônomo deixou de ser uma colônia do Reino Unido, em 1997, foi decidido que haveria um país e dois sistemas, a decisão foi de que haveria um país e dois sistemas. Assim, permite o território no sudeste asiático conservar liberdades na China, como economia livre, justiça independente, liberdade de expressão e um parlamento elegido parcialmente por sufrágio universal.

Assim, o território é uma da região administrativa especial. Portanto, Hong Kong tem uma liga profissional, cujo o nome é Hong Kong Premier League.

Foto destaque: Reprodução/ besthqwallpapers

Kaliel Serafin
Kaliel Serafin
Kaliel, 19 anos, estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi.

Artigos Relacionados

Topo