Inicialmente, na Coluna Parabéns Ao Craque de hoje, a homenagem vai para Miguel Veloso. O volante português completa 34 anos nesta segunda-feira (11). Sendo assim, segue abaixo algumas curiosidades, fatos e estatísticas futebolísticas que comprovam porque o atleta merece a nossa homenagem. Ele, inclusive, é um dos melhores volantes de Portugal.

Carreira em seu país natal

Inicialmente, Miguel Veloso nasceu em Coimbra, Portugal, no dia 11 de maio de 1986. É filho do ex-jogador, Antônio Veloso, notável lateral do Sport Lisboa e Benfica. Dessa forma, começou jogando nas escolinhas de base das Águias. Entretanto, foi dispensado pois segundo o clube, já que o atleta estaria um pouco acima do peso.  Sendo assim, o jogador saiu do Benfica, rumo ao CAC e, posteriormente, transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal.

No Sporting, foi emprestado pelo treinador José Peseiro ao Olivais e Moscavide na época de 2005/2006, se sagrando campeão e ajudando o clube a subir à Liga de Honra. Dessa forma, foi lembrado pelos Leões, embora lhe parecesse difícil conquistar um lugar nos onze iniciais. O mesmo acontecia devido a presença de jogadores com muito mais experiência, como: Ânderson Polga, Tonel, Marco Caneira e Custódio. Porém, o mesmo mostrou o seu grande talento e ajudou a equipe. Veloso atuou em 23 partidas da Primeira Liga, dando duas assistências.

Estreia pelo Sporting e Destaque na Liga dos Campeões

O dia de estreia de Miguel Veloso com a camisa verde e branca foi no dia 9 de setembro de 2006 contra o Nacional de Madeira, vencendo pelo placar de 1 x 0. Ele sumiu posição de destaque após uma excelente exibição na vitória de também por 1 x 0, sobre a Inter de Milão de Luís Figo, pela Liga dos Campeões de 2006-07. Ele sempre demonstrou grande qualidade técnica e consistência, sendo a sua presença importante no time titular do Sporting.

Logo depois, na temporada 2007-08, Veloso sempre esteve presente no meio campo do Sporting, ao lado de seu colega, João Moutinho. A equipe novamente perdeu a liga para o FC Porto, e o mesmo aconteceu na temporada seguinte. Com o jogador envolvido em alguns confrontos com o técnico Paulo Bento, interessou alguns times da Premier League, mas nada se concretizou. Miguel Veloso ajudou os Verdes e Brancos a chegar nas oitavas de finais, marcando uma vez em cada partida.

Genoa e Dínamo de Kiev

Miguel Veloso em atuação pelo Dínamo de Kiev
Foto destaque: Divulgação/SAPO Desporto

No dia 30 de julho de 2010, o Sporting confirmou à CMVM a transferência de Miguel Veloso para o Genoa. Dessa forma, o clube italiano pagou uma quantia de 9 milhões de euros e o passe de Alberto Zapater. Contudo, foi lá que o seu valor de mercado foi o mais alto em sua carreira. O volante português chegou a custar cerca de 11 milhões de euros, segundo o Transfermarkt. Ainda assim, anotou duas vezes em 70 partidas.

Em 4 de julho de 2012, o Dínamo de Kiev acertou a sua contratação, com um valor de sete milhões de euros, em um contrato de duração de quatro temporadas. Foi campeão duas vezes do Campeonato Ucraniano e da Taça da Ucrânia, anotando 14 gols em 127 partidas. No ano passado, Veloso foi contratado pelo Hellas Verona, da Itália, por um milhão de euros. Atuou em seis partidas, marcando três gols até o momento na atual temporada.

HOMENAGEM

Miguel Veloso é um ótimo jogador, embora ainda seja muito contestado por diversos clubes. Contudo, é um jogador que passou por clubes importantes e deu o máximo de si em todas as passagens de sua carreira. Por isso, o Futebol na Veia parabeniza esse grande volante! Feliz aniversário, Veloso! Desejamos que a sua carreira continue rendendo grandes frutos!

Foto destaque: Reprodução/Globo Esporte

Eduardo Downey
Olá, eu me chamo Eduardo Downey. Tenho 20 anos, e sou torcedor há pelo menos 15. Natural de Recife-PE e um apaixonado pelos esportes. Curso jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Vivo e respiro futebol. Instagram: @eduardojdowney.

Artigos Relacionados