Hamsik: o eslovaco que conquistou corações napolitanos

- O jogador ficou quase 12 temporadas no time italiano
Hamsik: o eslovaco que conquistou corações napolitanos (Reprodução/Calciopédia)

Na coluna Calciostoria desta semana, vamos contar a bela e longa trajetória do meio-campista eslovaco de 33 anos, Marek Hamsik, na equipe do Napoli, onde foi importante. Ficou por 12 temporadas e ganhou o coração dos napolitanos. Assim, vamos contar como foi essa respeitada passagem do meia pelo clube localizado em Nápoles, na Itália.

LEIA MAIS

COMEÇO NO FUTEBOL

O jogador começou sua trajetória no futebol no Slovan Bratslava, da Eslováquia, na temporada de 2002/03. Logo depois, em 2004, chegou no Brescia, da Itália, por lá foram 74 jogos realizados e 11 gols anotados pelo clube.

CHEGADA DE HAMSIK NO NAPOLI

Posteriormente, em 2007, foi contratado pelo Napoli, vindo do Brescia. Assim, já na sua primeira edição com a camisa napolitana, marcou 10 vezes e participou de 40 confrontos realizados. Na edição seguinte, já estava na titularidade absoluta da equipe do Napoli. Assim, disputou os mesmos 40 jogos, porém, balançou as redes adversárias 12 vezes. Além disso, foi premiado como um dos melhores do campeonato.

Nas próximas duas temporadas continuou brilhando, fez 88 partidas e 25 gols anotados. Em 2009 e 2010 foi eleito o melhor jogador eslovaco do ano.

https://twitter.com/DoentesPFutebol/status/1093204118724902918

PRIMEIROS TÍTULOS

Na edição de 2011/12, participou de 50 jogos e marcou 12 gols. Além disso, ganhou o seu primeiro título com a camisa do Napoli, a Coppa Itália. Para chegar na grande final, a equipe passou de Cesena, Inter de Milão e Siena. Na decisão bateu a invicta Juventus pelo placar de 2 x 0. Uma temporada depois, marcou 11 gols e fez 44 partidas.

Em 2013/14, Hamsik venceu sua segunda Coppa Itália. Nas oitavas, Napoli passou pela Atalanta por 3 x 1, na fase seguinte bateu a Lazio pelo placar mínimo, já na semi, despachou a Roma. Posteriormente, na grande final, o Napoli venceu a equipe da Fiorentina. Nesta mesma temporada, o eslovaco participou de 41 jogos e anotou sete tentos. Na Supercopa da Itália, o time do meio-campista bateu a Juventus nos pênaltis, no Qatar.

BRIGA PELO TÍTULO DO CAMPEONATO

Nas três próximas temporadas Hamsik levou o Napoli a lutar fortemente pela briga do Campeonato Italiano, porém, bateu na trave, com destaque na temporada 2017/18, onde o time localizado em Nápoles terminou na vice colocação, apenas quatro pontos atrás da poderosa campeã Juventus. Assim, em todo esse período, realizou 217 partidas e balançou as redes adversárias 44 vezes.

https://twitter.com/DoentesPFutebol/status/942109454081851392

HAMSIK VIROU ÍDOLO DO CLUBE

Marek Hamsik se tornou um dos principais ídolos da equipe do Napoli e ganhou o coração do torcedor por ser um jogador de raça e conquistar marca histórica pelo clube. Assim, foi o atleta que mais vezes vestiu a camisa napolitana, com cerca de 520 partidas realizadas. Além disso, é o 2º maior artilheiro do clube italiano, com 121 gols anotados, seis a mais do que Diego Armando Maradona.

Contudo, no começo do ano de 2019, Hamsik se transferiu do Napoli e foi para o Dalian Pro, da China, onde está até hoje. Assim, a transferência girou em torno de 20 milhões de euros (R$ 85,2 milhões na cotação da época).

Foto destaque: Reprodução/Calciopédia

BetWarrior


Poliesportiva


Lucas Vilela
Lucas Vilela
Lucas Vilela, 18 anos, cursando faculdade de jornalismo, gosto muito de esportes, quero estar falando, cobrindo vários deles, mas o meu maior sonho dentro do âmbito esportivo e cobrir o super bowl, desde pequeno tinha vontade de praticar, mas devido um problema na perna dificulta um pouco, porém estar falando todo o tempo dos esportes é sensacional.

    Artigos Relacionados

    Deixe uma resposta

    Topo