Não é de hoje que surgem rumores e falácias da saída do Cometa Haaland do Borussia Dortmund; alguns jornais espanhóis, inclusive, já cravavam a saída do norueguês, afirmando que ele só estaria decidindo qual caminho trilhar.

O Real Madrid, sem contratar há duas temporadas, está se preparando para investir forte nesta janela. Portanto, visando montar um elenco de peso que possa se desenvolver no clube, rendendo frutos a médio e longo prazo, os nomes mais cobiçados são Kylian Mbappé e Erling Haaland (PSG e BVB, respectivamente).

Dentre esses, sem sombra de dúvida, aquele que está mais próximo de Madrid é Haaland. Nesse contexto, o norueguês de apenas 20 anos tem contrato com o aurinegro até junho de 2024. Entretanto, na manhã do dia 1, veio a público que seu agente, Mino Raiola, e seu pai, Alf-Inge Haaland, se reuniram com os presidentes de Barcelona, Joan Laporta, e Real Madrid, Florentino Pérez.

Logo, o staff do atleta quer reunir informações dos clubes para avaliar suas propostas e, então, conversar com o Borussia Dortmund para discutir os detalhes de uma possível negociação.

De acordo com o jornal espanhol “Don Balón“, Haaland teria escolhido o Real Madrid como sua próxima casa já a partir da próxima temporada. Para tal, foram levadas em consideração a preferência do atleta, a boa relação dos merengues com os dirigentes do BVB e a proximidade de Florentino Péres com Mino Raiola.

Além disso, a crise financeira que o Barcelona enfrenta o afasta do Camp Nou. Por fim, o valor da negociação deve chegar aos 180 milhões de euros (R$1,2 bilhão), recebendo 9 milhões de euros anuais (cerca de R$60 milhões). Nos resta, agora, aguardar um anúncio oficial.

CARREIRA

EM CLUBES

Erling Braut Haaland nasceu em Leeds, na Inglaterra, em 21 de julho de 2000, e vem de família atlética. Alf-Inge Haaland, seu pai, era jogador do Leeds United, que estava na Premier League. Gry Marita, sua mãe, foi campeã nacional de heptatlo na Noruega.

Em 2004, aos três anos, Haaland e sua família se mudaram para Bryne, onde ele começou sua carreira. Vale destacar que dez anos antes seu pai estreava profissionalmente pelo mesmo time. Então, pelo time B, fez 18 gols em 14 partidas e foi promovido ao time principal já aos 15 anos, estreando em maio de 2016.

Haaland foi para o time Molde em fevereiro de 2017. Ele ficou lá até 2018, e durante sua passagem disputou 50 jogos e fez 20 gols. Além disso, terminou a temporada de 2018 como artilheiro da equipe, com 16 gols em 30 partidas. Desde essa época ele já se destacava pela forma física e faro de gol.

O Red Bull Salzburg o contratou em agosto de 2018, mas só foi integrado ao elenco em janeiro de 2019. Em 17 de setembro deste mesmo ano ele estreou na Liga dos Campeões, já com hat-trick. 

Em dezembro de 2019 assinou com o Borussia Dormund, marcando hat-trick já em seu primeiro confronto. Neste mesmo ano estreou como titular do BVB na Liga dos Campeões, marcando dois gols contra o PSG. De acordo com oGol, ele tem, na atual temporada (20/21), 33 gols em 33 jogos, além de nove assistências.

NA SELEÇÃO

O jovem norueguês joga por sua nação na seleção de base desde 2015. Entretanto, foi na Copa do Mundo sub-20 de 2019 que virou notícia e ganhou fama, ao marcar nove gols na vitória sobre Honduras por 12 x 0. Vale ressaltar que foi artilheiro da competição.

Após seu excelente desempenho, o técnico da seleção principal, Lars Lagerbäck, não poderia mais deixá-lo de fora. Assim, estreou em setembro de 2019 contra a seleção de Malta.

Foto destaque: Divulgação/GettyImages

Avatar
Lucas Augusto
O jornalismo surgiu repentinamente na minha vida. Apesar de sempre ter gostado de escrever, pesquisar e, principalmente, me apresentar em público, confesso que não havia pensado nessa carreira. Contudo, após um período buscando jogar futebol de maneira profissional, me apaixonei ainda mais por esse esporte, o que me fez ter certeza que, jogando ou não, queria fazê-lo presente em minha vida. Assim, e por acreditar me encaixar nas características que um bom jornalista precisa ter, tive certeza que o jornalismo seria minha vida! Atualmente faço faculdade de jornalismo e produzo conteúdos audiovisuais para Youtube e Instagram, nos quais já realizei também entrevistas com atletas e jornalistas. Também tenho personalidade forte, espírito de liderança, gosto de fazer tudo da melhor maneira possível, além de ser focado, disciplinado e amar pesquisar para aprender mais. Acredito que quanto mais conhecimento tivermos, melhor.

Deixe uma resposta