Famalicão

Nesta quarta-feira (3), Famalicão e Porto entram em campo no primeiro compromisso dos clubes na volta da Liga NOS após quase três meses de suspensão. Assim, o confronto é marcado por um histórico de supremacia portista. No entanto, em 2020, completa-se 73 anos da primeira viagem dos Dragões à Vila Nova e, consequentemente, da primeira vitória dos Famalicenses diante de um dos Três Grandes. Logo, o triunfo foi pela temporada 1946/47 e os mandantes saíram vencedores pelo placar de 2 x 1.

Dessa forma, um resultado que, à época, mas ainda hoje, surpreendeu a todos e que nunca mais se repetiu em jogos pelo Campeonato Português. Assim, a partida foi realizada no demolido Campo do Freião e teve como destaque o atacante Adelino que balançou as redes duas vezes e garantiu o triunfo do Famalicão. Agora, o compromisso será no Estádio Municipal, casa dos Famalicenses desde 1952. Para a partida, o palco esportivo recebeu todos os cuidados necessários para receber as equipes ainda em meio a pandemia da Covid-19.

Leia mais:

https://www.instagram.com/tv/CA8hMx5H1uv/?utm_source=ig_web_copy_link

Desde aquele dia, o Famalicão vem sofrendo para derrotar o Porto. Isso porque, após, os clubes realizaram mais cinco partidas com o mando de campo dos Famalicenses e o saldo não é positivo para os donos da casa. Pois, em jogos pela elite do Campeonato Português, o Vila Nova perdeu em quatro oportunidades, sendo duas vezes goleado, e empatou em apenas uma ocasião.

Assim, das derrotas mais sofridas, a primeira foi em 1979, quando o Bibota de Ouro, Fernando Gomes, marcou três vezes e ajudou na goleada por 4 x 0. Em seguida, após um período nas divisões inferiores, o Famalicão esteve de volta a elite em 1990 e obteve seu único empate em 0 x 0. No entanto, somente em 1994, último ano da maior sequência na primeira divisão, veio nova goleada. Dessa vez, por 5 x 0 com direito a dois gols de Drulovic e um hat-trick de Kostadinov.

Apesar disso, nem tudo é negativo na série histórica. Fora do Campeonato Português, o Famalicão coleciona alguns feitos importantes diante do Porto. Pois, em 1993, no Estádio do Dragão, os Famalicenses venceram por 1 x 0 com gol solitário do zagueiro José Vieira, na única vitória longe de Vila Nova. Ainda, pela Taça da Liga 2015/2016, o clube eliminou os Portistas ao ganhar por 1 x 0 através do tento isolado do brasileiro Mauro Alonso.

LIGA NOS 2019/2020

Agora, pela Liga NOS, as equipes tem novo compromisso. Enquanto o Famalicão sonha em retomar o caminho das vitórias, tanto na série histórica como no campeonato, o Porto busca somar mais três pontos importantes na luta pelo título nacional. No entanto, a partida não terá público nas arquibancadas diante do protocolo de ações adotados pela Federação Portuguesa no enfrentamento à Covid-19. Sem seus torcedores, o confronto tende a ser mais difícil do que já se espera. Apesar disso, os Famalicenses contam com um grupo de bons valores e que faz um grande trabalho sob o comando do técnico João Pedro Souza.

Assim, embebido pela lembrança dos históricos atletas de 73 anos atrás, o Famalicão busca sonhar mais um sonho. Dessa forma, além do triunfo na reabertura da Liga NOS, querem a vaga na Europa League para a próxima temporada.

Foto destaque: Reprodução / Hugo Delgado – LUSA

Avatar
Ricardo do Amaral
"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 27 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."

Artigos Relacionados