
No último sábado (1), o Ceará venceu o Bahia de virada por 3 x 1 no primeiro jogo na disputa pelo título da Copa do Nordeste 2020. Nesse sentido, torcedores nas redes sociais exaltaram o técnico Guto Ferreira, de 54 anos, o chamando de “Gordiola” – em referência ao técnico Pep Guardiola, treinador do Manchester City. O treinador chegou na equipe em março deste ano após o antigo comandante, Enderson Moreira, pedir rescisão de contrato.
Para o segundo jogo o Vozão poderá ser campeão mesmo que empate ou perca por 1 x 0. Por outro lado, a situação do comandante do time do Roger Machado é mais complicada. Nesse sentido, o Tricolor Baiano precisa pelo menos vencer por dois gols de diferença para levar o duelo para a disputa de penaltis. Por fim, o confronto decisivo ocorrerá na terça-feira (4), às 21h30 (Horário de Brasília), no estádio Pituaçu, em Salvador.
"Por isso o chamam de 'Gordiola'. Ele é um técnico da escola Guardiola, do tik-taka", diz Edmundo sobre Guto Ferreira.
👏👏👏👏 #CearáXBahiaFOX pic.twitter.com/N1Eij8cyFb
— FOX Sports Brasil (de 🏠) (@FoxSportsBrasil) August 1, 2020
Guto Ferreira
O treinador, de 54 anos, vem se destacando na temporada. Mas essa sua boa campanha na competição não é novidade. Assim, em 2017 ele conquistou o Nordestão sobre o Sport comandando o próprio Bahia. À época, o aquele time tinha jogadores conhecidos hoje no cenário nacional, como os meias Régis e Zé Rafael.
Até agora no torneio comandou o Vozão em quatro jogos e venceu todos eles. Na fase do mata mata despachou o Vitória por 1 x 0 nas quartas de final. Posteriormente, venceu o Fortaleza do técnico Rogério Ceni pelo mesmo placar pelas semi no terceiro Clássico-Rei de 2020.
Resumo do primeiro confronto
No início os mandantes foram melhores e abriram o palcar aos 17 minitos com gol de Fernandão. Posteriormente, antes do intervalo Fernando Sobral deixou tudo igual. Ambo os gols saíram de falhas dos time, por isso o jogo não animou tanto nessa etapa inicial.
Somente no 2º tempo é que o time de Guto Ferreira soube aproveitar as falhas da defesa do Bahia e conseguiu construiur os gols da vitória. Assim, aos 11 minutos Cléber virou o jogo a favor do time cearense. Logo depois, em lance polêmico com suspeita de impedimento, Mateus Gonçalves sacramentou a vitória do Vovô com belo gol, após lançamento do goleiro Fernando Prass.
Foto destaque: Reprodução/GutoFerreira/DanielVorley/AGIF