A última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista será decisiva para muitas equipes. A partida entre Guarani e São Paulo atraí interesses até mesmo do Corinthians, que depende do Tricolor para se classificar para a fase mata-mata.E no domingo (26) o Guarani irá receber o São Paulo na Vila Belmiro, às 16h, em jogo válido pela 12ª rodada da fase de grupos da competição.

O ambiente não é o habitual para nenhuma das equipes, mas deve ser assim por conta do novo protocolo de segurança estipulado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), já que Campinas não pode receber jogos ainda. Os torcedores poderão acompanhar a partida pela Globo.

GUARANI

Vice-líder do grupo D, o Guarani soma, atualmente, 16 pontos, nas 11 partidas disputadas. Apesar de vir de uma derrota por 2 x 0 diante do Botafogo-SP, a equipe ainda segue a frente do rival Corinthians, que depende de uma escorregada do alviverde para assumir a segunda posição e garantir a classificação.

Ainda assim, o Guarani tem a vantagem sobre o adversário. São dois pontos a mais na tabela de classificação. No entanto, a equipe precisa vencer o São Paulo para não precisar contar com a sorte – ou falta de dela no caso do adversário.

Os cenários são os seguintes: Se vencer, o Guarani se classifica automaticamente, mesmo que o Timão vença também. Caso empate, a equipe precisará contar com a derrota ou empate do rival, pois o Guarani tem um gol a menos que o Corinthians, e num cenário em que as equipes empatem em pontos na tabela, o time de Campinas seria desclassificado.

O Bugre perdeu a oportunidade de se classificar com antecedência, mas Thiago Carpini se mostra confiante na classificação, afinal, a equipe vem trabalhando duro por isso. Fato que se refletiu na campanha da equipe durante a competição. O professor deu o recado:

“A classificação fica ameaçada a partir do momento em que a gente não conseguir fazer o resultado no domingo. Nós temos mais um jogo e não dependemos de ninguém, né?”

O Guarani tem apenas uma preocupação no plantel. O camisa 11 Giovanny, que foi substituído logo no início da primeira etapa, na última partida, sentiu um desconforto muscular e será avaliado pelo departamento médico do clube.

No entanto, Carpini poderá contar com a volta de Pablo (lateral direito) e Romércio (zagueiro), que cumpriram suspensão obrigatória. Contudo, a equipe deve ter mudanças para enfrentar o Tricolor.

https://twitter.com/i/status/1286644948067065856

SÃO PAULO

O Dinizismo também não funcionou para o São Paulo na última quinta-feira (25). Assim como o adversário, a equipe não venceu em sua reestreia no Campeonato Paulista. A derrota por 3 x 2 para o Bragantino marcou, também, uma partida cheia de viradas.

Ao sair do gramado, Fernando Diniz, técnico do clube, admitiu as falhas da equipe, em campo, mas promete jogo íntegro diante do Guarani no domingo:

“Na realidade falhamos mais do que deveríamos na parte defensiva. Mais coletiva, não é ninguém específico. Mesmo com a parada, claro que nós iríamos sentir um pouco, poderíamos ter jogado melhor” – e completou: “O São Paulo não tem de pensar no Corinthians, tem que pensar no São Paulo”.

O professor admitiu, ainda, que há a possibilidade de que ele tenha que poupar jogadores na partida contra o Bugre, mas irá depender das condições físicas que os atletas apresentarem durante os dias anteriores ao jogo.

O Tricolor atualmente é o líder do grupo C, com 18 pontos, apenas um a mais que o vice-líder, Mirassol. A equipe da capital já está matematicamente classificada, pois a Inter de Limeira já não alcança mais sua pontuação, já que soma apenas 14 pontos.

https://twitter.com/SaoPauloFC/status/1286784662493376513?s=20

RETROSPECTO: GUARANI X SÃO PAULO

Guarani e São Paulo se encontraram 170 vezes na história, e o Tricolor leva a melhor nesses embates. São 78 vitórias são paulinas contra apenas 40 do lado alviverde. Juntas, as equipes balançaram as redes 483 vezes.

APOSTA INDICADA

Esse jogo é marcado por interesses distintos. De um lado, uma equipe que fez uma campanha sólida, mas que ainda precisa se garantir na classificação. Carpini já puxou a responsabilidade da vitória para a sua equipe. É como se o Guarani precisasse fazer o jogo da sua vida.

Do outro lado, apesar de já classificado, e também com uma campanha crescente, um Diniz querendo provar para o torcedor a qualidade de seu trabalho técnico e querendo levar a equipe à conquista do campeonato, já que o São Paulo não levanta o caneco  em campeonatos Paulistas desde 2005, e no geral desde 2012.

Objetivos diferentes, pedem intensidades diferentes. No momento, quem irá se arriscar mais e chamar mais o jogo deve ser o Guarani, por precisar da vitória. Por isso, a aposta indicada desta rodada é o Bugre. Palpite: Guarani 1 x 0 São Paulo.

Odds:

Em breve.

Foto: Divulgação/Daniel Marques/Futebol na Veia 

Valéria Contado
Eu sou a Val Contado, finalmente jornalista (uhul!), apaixonada por futebol há 24 anos, desde quando meu pai colocou em mim o uniforme do nosso time do coração. Adepta da arte da resenha, falar e respirar futebol é o que eu mais gosto de fazer.

Artigos Relacionados