Após ter sido diagnosticado com “problemas metabólicos” em fevereiro (hoje sabemos que é uma doença chamada miopatia metabólica), Mario Götze anuncia, na manhã desta quinta-feira (06), que em breve voltará a treinar com o elenco do Borussia Dortmund, na pré-temporada. Em mensagem publicada em sua conta no Facebook, o meia afirmou que o tratamento está dando resultados, progredindo em sua recuperação física.
Miopatia metabólica é uma doença que causa fraqueza e fadiga muscular, exigindo maior tempo para a recuperação após exercícios. O problema pode acompanhar a pessoa desde seu nascimento ou se manifestar em certo momento da vida, como foi o caso de Götze. A doença possui variações degenerativas, que podem até levar a morte do indivíduo. Felizmente, esta não é a circunstância do alemão. Antes do diagnóstico, o atleta vinha sofrendo inúmeras críticas devido à dificuldade de perder peso e também ao número de lesões que apresentava.
Götze foi integrado ao elenco profissional do Dortmund na temporada 2009/2010, quando tinha apenas 17 anos. Sua qualidade foi se desenvolvendo com o passar do tempo, até que o Bayern de Munique o contratou em 2013. A saída do jogador, confirmada às vésperas da final da Liga dos Campeões, contra o próprio Bayern, provocou a ira da Muralha Amarela, que até hoje não apoia completamente o atleta. Sem corresponder às expectativas no novo clube, a equipe aurinegra repatriou o meia em junho do ano passado. Neste meio tempo, Götze marcou o gol que selou o tetracampeonato Mundial da Alemanha no Maracanã, diante da Argentina, na Copa de 2014.
Confira a mensagem completa de Mario Götze, no qual o meia aproveita para parabenizar companheiros e compatriotas:
“Devido a um problema metabólico, estive inapto a jogar futebol ultimamente. Durante os últimos meses, passei por um tratamento bem-sucedido e estou de volta na estrada.
Amanhã (07) começarei o terceiro estágio do meu programa de recuperação. Isso significa que completarei os testes de performance e começarei a treinar com o time em breve. Estou mais que animado por estar de volta no estádio e no campo de treino novamente.
Algumas coisas importantes para vocês saberem:
Primeiramente, estou muito orgulho dos meus companheiros do Borussia Dortmund e muito feliz que eles levaram para casa a Copa da Alemanha. As fotos de todos vocês, os fãs comemorando na cidade (Dortmund) me lembrou das minhas primeiras vitórias com o clube. Segundo, gostaria de parabenizar meus companheiros da seleção alemã por vencerem a Copa das Confederações, assim como a Alemanha sub-21 por sua vitória no Campeonato Europeu sub-21. Estou extremamente orgulhoso de ser um membro do time e da seleção alemã.
Eu gostaria também de desejar sucesso ao meu irmão mais novo (Felix Götze) na seleção sub-19. Manterei os dedos cruzados por você!
O último, porém, não menos importante, gostaria de dar um grande obrigado a todos os meus fãs. Suas mensagens e desejos de melhoras foram motivadores e muito apreciados. Obrigado Aki Watzke (dono do Borussia Dortmund) e Michael Zorc (gerente de futebol do clube) por suas confianças em mim durante este difícil momento de recuperação. Isso me ajudou muito. Obrigado a meu time, meus médicos, meu preparador físico, e todas as outras pessoas que torcem por mim.
Por toda a paciência, apoio e energia positiva, obrigado a minha família e minha noiva Ann-Kathrin.
Eu tenho muito a agradecer.
Vejo vocês no campo!
Muitas felicidades,
Mario”