Leon Goretzka e Joshua Kimmich, jogadores do Bayern de Munique, já levantaram mais de 4 milhões de euros para ajudar pessoas afetadas pelo coronavírus. Tudo começou em março, quando os alemães, lançaram a iniciativa “WeKickCorona”, pagando um total de um milhão de euros (cerca de 5,3 milhões de reais pela cotação atual), de seus próprios bolsos, para iniciar a causa solidária. Desde então, a campanha recebeu muitas doações, inclusive de personalidades importantes do futebol como Hansi Flick, Leroy Sané e Mats Hummels.

Em entrevista no site do Bayern de munique, Goretzka e Kimmich explicam que investem muito tempo no projeto e geralmente ficam em casa, em seus laptops, após as sessões de treinamento administrando a campanha. E o esforço dos jovens tem dado frutos. Segundo dados do próprio site oficial do “WeKickCorona”, até agora, 3.500 pessoas já doaram e 350 projetos já foram beneficiados.

“Era importante para nós não apenas dizer: existe o dinheiro vamos distribuí-lo”, disse Kimmich sobre a campanha. “Queríamos decidir por nós mesmos onde as doações iriam”, acrescentou Goretzka.

Entenda os objetivos da Campanha

Assim como o resto do mundo, “a Alemanha está parada” por conta do novo coronavírus. Por isso, Goertzka e Kimmich se uniram para contribuir de alguma forma contra o novo coronavírus. Segundo o site da campanha o objetivo principal dos atletas é poder auxiliar associações de caridade e instituições sociais, profissionais da saúde e todas as instituições relevantes para o sistema. Afinal são esses esforços que ajudam o país a dar suporte para as pessoas afetadas pelo vírus.

“Como futebolistas profissionais, vivemos uma vida saudável e privilegiada. Portanto, nos sentimos obrigados a assumir responsabilidades nesses tempos difíceis. Dar e ajudar um ao outro é a ordem do dia para nós neste momento” afirmam os atletas. “Todos e cada um de nós podemos garantir que o vírus corona não se espalhe mais. Mas somente juntos, podemos contribuir para a recuperação de nossa sociedade.”

Entre as ações já realizadas pelo “WeKickCorona” estão ajuda a bancos de alimentos, doação de equipamentos médicos em hospitais, a ajuda local para moradores de rua ou serviços de doação de sangue que agora precisam de ajuda imediata, entre outros. E o projeto também vende camisas e moletons oficias, com a logo do WeKickCorona para arrecadar fundos. Além disso, tanto pelo site da campanha, quanto por suas próprias redes sociais, Goretzka e Kimmich informam a quantia arrecadada e onde o dinheiro está sendo investido.

https://twitter.com/WeKickCorona/status/1260600187728388096

Foto destaque: reprodição/site oficial We Kick Corona

Carla Taíssa
Carla Taíssa
Estudante de jornalismo, escritora e fotógrafa freelancer. Futebol, esportes de velocidade, futebol americano e basquete são suas paixões quando não está escrevendo ou viajando. Conheça suas fotos no Instagram @25springs.

Artigos Relacionados