Goiás será prejudicado com nova regra criada pela CBF?

Em ofício enviado as equipes nos últimos dias, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou a criação de uma janela nacional de transferências para 2022, atendendo a uma exigência da FIFA. Essa situação pode complicar o planejamento de alguns times para a próxima temporada, como é o caso do Goiás.

O QUE MUDOU?

Os dois períodos de registros de novos atletas que antes se limitavam às transferências internacionais, agora deverão ser respeitados, também, para registro de transferências entre clubes brasileiros, sob as mesmas regras e exceções. A regra irá se aplicar apenas aos clubes das Séries A e B, seja para sair ou chegar jogadores.

QUANDO SERÃO AS JANELAS DE TRANSFERÊNCIAS?

  • 1º semestre: de 19 de janeiro a 12 de abril;
  • 2º semestre: de 18 de julho a 15 de agosto.

Isso significa que nenhuma transferência nacional pode ser feita fora do período especificado. Exceções, assim como nas transações internacionais, que são para aqueles jogadores sem contrato com qualquer clube ou que tiveram vínculo rescindido antes do fim da data das novas janelas.

O QUE ISSO IMPLICA AO GOIÁS?

Com essa criação, o Goiás terá que correr contra o tempo para montar o seu elenco até o fechamento da janela. Além disso, o Esmeraldino terá a questão financeira como problema, visto que grande parte da receita do clube para 2022 chegará somente em abril, data de fechamento da janela.

O Verdão estreará pelo Campeonato Goiano 2022 contra o Grêmio Anápolis, em uma terça-feira (26), às 20h30 (horário de Brasília), no Estádio Jonas Duarte.

EM QUAL GRUPO O GOIÁS ESTÁ?

O Goiás está no grupo A do Campeonato Goiano.

Dessa maneira, os grupos ficaram divididos em:

  • Grupo A: Grêmio Anápolis, Goiás, Anápolis, Jataiense, Goianésia e Morrinhos.
  • Grupo B: Vila Nova, Atlético, Aparecidense, Crac, Iporá e Goiatuba.

QUEM É O FAVORITO PARA O DUELO?

Por fim, as equipes prometem um jogo muito equilibrado. Embora esteja jogando fora de seus domínios, o Goiás é o favorito para o duelo e deve conquistar os três pontos. Todavia, os mandantes deverão marcar gols na partida.

Foto destaque: Divulgação/ Fernando Frazão/ ABR

André Merice
Sou somente mais um louco apaixonado por futebol!