Gil Shandong Luneng China Corinthians

Carlos Gilberto do Nascimento Silva, mais conhecido como Gil, foi contratado pelo Shandong Luneng, da China, no começo do ano de 2016. Permaneceu até o fim do 1º turno, pois na última semana, depois de conversas com os chineses e paulistas, seu ciclo terminou. O fato de seu time ser eliminado da Liga dos Campeões da Ásia adiantou o processo. O brasileiro, que tinha contrato até o final do ano de 2019, é esperado na próxima semana em São Paulo para a realização de exames médicos. Entretanto, ainda na tarde de hoje (3), foi oficializado a sua volta ao Alvinegro Paulista depois de três anos e meio em território chinês.

TRAJETÓRIA DE GIL NA CHINA

Em sua primeira temporada na China, já foi destaque. Jogou 27 partidas das 30 da Superliga Chinesa, recebeu só um cartão amarelo. Foi o terceiro jogador da equipe com mais minutos em campo, com 2.418. Ficando atrás apenas do brasileiro Jucilei, hoje no São Paulo, e Wang Dalei que permanece no Shandong. Nessa temporada o time terminou em 14º lugar. Já na Liga dos Campeões da Ásia, Gil jogou 10 partidas das 11 que o clube fez, mas foi eliminado nas quartas de finais do torneio. Em 2017, o Shandong Luneng não conseguiu vaga na Champions Ásia. Gil ficou apenas um jogo da Superliga Chinesa sem atuar. Foi o terceiro jogador com mais minutos em campo novamente, agora com 2.610. O zagueiro balançou as redes três vezes. O clube terminou em 6º, seis pontos da classificação para a Champions.

Em 2018, Gil jogou todos os jogos do Campeonato Chinês e marcou três gols. Contudo, o Shandong terminou em 3º na classificação geral. Assim, conquistando a última vaga para a Liga dos Campeões da Ásia para temporada seguinte. Nesse mesmo ano, chegou à final da Copa da China. Na ocasião, encarou o Beijing Guoan, do também ex-Corinthians, Renato Augusto. Entretanto, acabou empatando os dois jogos e, portanto, pelo gol fora, o time de Pequim levou a melhor.

DESPEDIDA

No começo do ano de 2019, o Corinthians demonstrou interesse no atleta, que tinha contrato até o final desse ano. Gil jogou todos os jogos da Superliga Chinesa até o momento, mas com a eliminação do time da Liga dos Campeões, culminou para adiantar a sua vinda para o Brasil. O seu jogo de despedida na equipe chinesa foi no último domingo (30) contra o líder da competição, o Beijing Gouan, e seu time ganhou por 2 x 0. O jogador foi homenageado por torcedores no estádio e no seu embarque no aeroporto da China.

https://twitter.com/chinaBRfutebol/status/1145374324943142912

https://twitter.com/povotime1910/status/1145784511424290819

Avatar
Lucas Vilela
Lucas Vilela, 18 anos, cursando faculdade de jornalismo, gosto muito de esportes, quero estar falando, cobrindo vários deles, mas o meu maior sonho dentro do âmbito esportivo e cobrir o super bowl, desde pequeno tinha vontade de praticar, mas devido um problema na perna dificulta um pouco, porém estar falando todo o tempo dos esportes é sensacional.

Artigos Relacionados