
Após oito meses atuando pelo Shandong Luneng, do futebol chinês, o zagueiro Gil pode estar trocando de clube. De acordo com a notícia do portal turco Haberturk TV, publicada nesta quinta-feira (04), o Besiktas, da Turquia, já teria um acordo com o jogador, e faltaria apenas resolver o valor da negociação para enfim concretizar a transferência.
O ex-zagueiro corintiano deixou o Brasil no começo do ano, quando o Shandong desembolsou 10 milhões de euros (cerca de R$45 milhões na época) pelo jogador. Pelo clube chinês, Gil disputou 26 partidas, marcando cinco gols e conseguindo convocações para a seleção com o técnico Dunga.
A principal razão da saída do zagueiro de 29 anos é o número de estrangeiros no elenco do Shandong. Cada clube chinês pode utilizar apenas três estrangeiros por partida. Os estrangeiros do Shandong são, além de Gil, o meia argentino Montillo, e os atacantes Pellè (italiano) e Cissè (senegalês), ambos recém-contratados. O volante Jucilei não entra na lista de estrangeiros porque tem passaporte palestino.
Dois brasileiros já deixaram o clube chinês por esse motivo. O Aloisio, ex-São Paulo, acertou com o Hebei Fortune, também da China, onde o argentino Lavezzi também joga. Já Diego Tardelli ainda está em busca de um novo clube, tendo seu retorno ao futebol brasileiro especulado.