Torcida do Genoa em jogo contra a Sampdoria

Gênova, Itália. Cidade de um dos times mais tradicionais e vencedores do país, o Genoa Cricket and Football Club, fundado, coincidentemente ou não, no dia 7 de setembro, mas de 1893. A capital da região de Ligúria, noroeste da Itália, tem pouco mais de 639 mil habitantes e é um dos portos mais importante do mundo. Por isso, hoje a Calciostoria conta um pouco da história do Rossoblu.

HISTÓRIA

Fundado em 7 de Setembro de 1893, o Genoa, também conhecido como Rossoblu, foi o primeiro time de futebol da Itália e também o primeiro campeão nacional do país, em 1898. A equipe tem nove títulos do Campeonato Italiano, atrás apenas dos gigantes MilanJuventus e Internazionale. No entanto, o país tinha poucos clubes de futebol na época e não era tão profissional como hoje.

GENOA E A HEGEMONIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX

A sequência de conquistas começou no final do século XIX, com títulos em 1898 e 1899. O terceiro troféu da equipe veio logo depois, em 1900, sendo o primeiro time a conquistar de forma consecutiva o campeonato. Venceu, inclusive, a Sampdoria, seu maior rival, por 7 x 0. Logo após ter sido vice campeão em 1901, veio a quarta conquista, em 1902.

No ano seguinte, a Juventus surgiu como séria candidata ao título e ao trono do Genoa. A Velha Senhora disputou por duas vezes consecutivas (1903 e 1904) a final nacional contra o time Rossoblu. No entretanto, perdeu as duas. No mesmo ano, foi o primeiro time italiano a jogar uma partida internacional, quando foi à França jogar contra o Nice. Lá, levou a melhor por 3 x 0.

No entanto, em 1905, a sequência foi interrompida. Equipes como Milan e Juventus começaram a crescer, e, com isso, o time viveu um período de 10 anos sem um troféu. A equipe se restabeleceu como o melhor do Norte da Itália em 1915, quando chegou ao seu sétimo título. O futebol ficou mais competitivo. Dessa forma, a equipe só voltou a conquistar o campeonato nas temporadas de 1922/23 e 1923/24, quando ocorreu sua última conquista.

Últímo time campeão italiano pelo Genoa em 1924
Último time campeão italiano pelo Genoa em 1924

APÓS O PERÍODO DE CONQUISTAS…

Depois da conquista do scudetto de 1923/24, o time foi perdendo o protagonismo conforme o futebol italiano foi evoluindo. O Genoa voltou a conquistar um título só depois de passar 11 anos sem colocar um troféu na estante. Dessa vez, ao ganhar a segunda divisão do campeonato. Dois anos depois, venceu sua primeira Copa da Itália, já no ano de 1937.

O futebol italiano ficou ainda mais competitivo. Dessa forma, o time começou a frequentar a segunda divisão do Campeonato Italiano, conquistando seis vezes o torneio. Também passou pela terceira divisão, onde venceu uma vez. O último título da equipe rossoblu foi em 1989, quando conquistou a Série B do campeonato nacional. O time está há 31 anos sem um título de grande expressão.

Thiago Motta em partida no comando do Genoa (Crédito: Getty Images 2019)
Thiago Motta em partida no comando do Genoa (Crédito: Getty Images 2019)

ATUALMENTE

No século XXI, o time rossoblu vem passando por tempos complicados, visto que o time voltou à Serie A apenas na temporada 07/08. Nesta época, o Campeonato Italiano já era disputado por 20 equipes. O Genoa tem lutado frequentemente contra a zona de rebaixamento, e dificilmente consegue ficar na metade de cima da tabela. A equipe do Norte da Itália conseguiu disputar uma competição europeia apenas duas vezes nesse período, a Europa League.

Em 2019, o time teve um dos piores anos de sua história. A equipe, que era comandada pelo brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta, conseguiu apenas cinco vitórias no ano. Dessa forma, em 31 jogos, foram cinco vitórias, 14 empates e 17 derrotas. Nesse meio tempo, na temporada 18/19, o Genoa conseguiu escapar do rebaixamento. Terminando o campeonato com 38 pontos, assim como o primeiro time da zona de descenso, o Empoli.

Foto destaque: Divulgação/Genoa

Lucas Passanesi
Escolhi o Jornalismo porque sempre gostei de contar histórias, transmitir a minha opinião e levar informação para as pessoas. Desde pequeno amo o esporte, e poder fazer o que gosto me anima. Já fiz parte de um site, chamado Planeta Brazuka, onde falávamos sobre jogadores brasileiros ao redor do mundo. Meu sonho é cobrir grandes eventos esportivos por veículos de comunicação. Estou sempre disposto a aprender, escutar quem está a minha volta, e ajudar quem precisar.

Artigos Relacionados