O FNV Sagas é uma série especial falando sobre o mundo do futebol virtual. Acompanharemos, um dos grandes jogos para PC, o Football Manager é o destaque da vez. Neste game, é você gerencia um clube de futebol nos mínimos detalhes. Pois bem, primeiramente, gostaria de ressaltar que esse “vício” começou no ano passado (sim, recente mesmo!). Toda a história do autor que vos fala, em relação ao jogo, vc conheceu lá no primeiro episódio da saga no FM 2019. Sim! A novidade agora é o FM20 em minhas, mesmo que o 21 esteja batendo na porta. Mas, isso é outra história! Após toda essa enrolação e inspirado na live que tivemos no último dia 2 de outubro, com Leandrinho do canal Mesa Redonda FM, veio o time para liderar: o Gavião Kyikatejê!
De onde vem o Gavião?
O clube tem uma história rica e bastante curiosa. O nome já dá a entender as origens. O primeiro time nasceu dentro da tribo Kyikatejê-gavião, logo, veio a nomenclatura do time. Situado em Bom Jesus do Tocantins, no Sudeste Paraense, o Gavião disputava de maneira amadora os campeonatos da liga esportiva de Marabá, município vizinho. Disputar os torneios deu tão certo, que o clube decidiu se profissionalizar em 2009, após conseguir os direitos federativos do Castanheira Esporte Clube, antigo clube de Marabá.
Assim, o rubro-negro começou a disputar jogos na sua nova cidade e já nascia com um rival em alta: o Águia de Marabá. Comandados por Zeca Gavião, dentro e fora de campo, pois é o presidente e foi treinador, o time conseguiu disputar duas vezes a 1ª divisão paraense. O grande ídolo do time era o atacante Aru, que tinha como principal característica pintar o rosto antes dos jogos. Entretanto, a aldeia e o clube sofreram o baque de perder o atleta de 31 anos, vitima de um acidente automobilístico, em 2018.
https://twitter.com/FutebolZueiroPA/status/1251907661622390786?s=20
Foco nos gaviõezinhos!
Para esse primeiro texto falaremos de pré-temporada e contratações. O time limitado precisava de reforços urgentes para, no mínimo, ter um time para jogar a 2ª divisão paraense. Mas, como a ideia é a longo prazo, decidimos contratar “de fora” nomes para compor categoria de base, porém um e outro para o titular.
Assim, vieram 13 nomes que prometem para o futuro, todos dispensados de seus clubes originais. Os destaques vão para Rodrigo Pauletto, ex-Sport, e Ricardo vindo do Cruzeiro. Ademais, para o principal chegaram por empréstimo Alexandre (Academia-MT) e José Teodoro (Pires do Rio-GO), além dos defensores Mateus França (sem contrato) e Reinaldo Riviera. Entre uma e outra modificação o time ficou assim:

Com isso, era hora do show! E isso você vai acompanhar no capítulo de sexta-feira da nossa saga no Gavião Kyikatejê.